Nova espécie de árvore é descoberta em Pinda

Uma nova espécie de árvore, da família das canelas, foi descoberta em Pindamonhangaba, na serra da Mantiqueira, por pesquisadores do Instituto Florestal de São Paulo. A ocotea mantiqueirae foi encontrada em uma área de difícil acesso e a descoberta foi publicada pela revista científica Rodriguésia.
Só se conhece a ocorrência da ocotea mantiqueirae dentro da Fazenda São Sebastião do Ribeirão Grande, área que pertence a empresa Fibria de Papel e Celulose, destinada à conservação da natureza. O local onde ocorre a espécie fica na encosta da serra da Mantiqueira, em uma área que divide dois vales bastante profundos e íngremes.
Foi nesse ambiente pouco convidativo que o pesquisador Frederico Arzolla fez a primeira coleta da árvore, em 2005, durante pesquisas do seu doutorado.
A continuação do processo de descoberta se deu em 2012, quando os pesquisadores João Batista Baitello, Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla e Francisco Eduardo Silva Pinto Vilela retornaram ao ponto de partida. “O passo seguinte foi preparar uma descrição detalhada da espécie e em quais detalhes ela se diferenciava das espécies semelhantes, revisar a literatura sobre o gênero e a família, dar-lhe um nome científico e fazer as ilustrações necessárias, organizando as informações em um artigo científico”, conta João Batista Baitello.
Os pesquisadores retornaram nos dois anos seguintes. Em 2016, submeteram a descoberta ao crivo dos especialistas detalhando a descoberta em um artigo científico, agora tornado público.
A nova espécie tem uma população pequena e a ocorrência bastante restrita, por isso, já entrou nos critérios da Lista Oficial de Espécies da Flora Ameaçada de Extinção no estado de São Paulo, da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais das espécies ameaçadas (IUCN) e do Livro Vermelho da Flora do Brasil, na categoria “em perigo”. Vulnerável a deslizamentos de terra e outros eventos naturais, por hora o difícil acesso torna a espécie protegida de eventuais impactos perpetuados por humanos, como o desmatamento.