Nova UBS inicia atendimento aos moradores do Vila Rica e região

A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou, na quarta-feira (17), as atividades da Unidade Básica de Saúde “Zuleika Isis dos Reis”, no Vila Rica. A UBS foi construída na rua Professora Idalina César (ao lado do Centro Dia do Idoso) e atenderá os moradores do Vila Rica e região.
A nova unidade tem 360 m² de área construída, com recepção, consultórios, sala de inalação, consultório odontológico, banheiros acessíveis, sala de procedimentos e coleta, sala de vacina, farmácia, sala de curativos, depósito, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, copa, sala administrativa e vestiário para os funcionários.
O valor total do investimento nesta obra foi cerca de R$ 943 mil sendo R$ 500 mil de emenda parlamentar e, o restante, parte de emenda impositiva da Câmara e tesouro.
A secretária de Saúde, Valéria dos Santos, secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, vice-prefeito Ricardo Piorino e prefeito Isael Domingues estiveram presentes para o primeiro dia de funcionamento da unidade. Os vereadores Carlos Moura Magrão, Gislene Cardoso, Rafael Goffi, Roderley Miotto e Ronaldo Pipas também estiveram presentes prestigiando o momento. Os familiares da homenageada, Zuleika Isis dos Reis, também compareceram. Seu pai, Marcos Alves dos Reis, fez uma emocionante homenagem à memória da filha, falando um pouco sobre seu sonho de ser médica.
O prefeito Isael Domingues destacou a importância da realização da obra e, principalmente, da composição da equipe que irá atender os munícipes. “O mais difícil não é construir o prédio, mas sim colocar a unidade para funcionar, com todos os equipamentos e uma equipe dedicada, empenhada em realizar o seu melhor para oferecer um atendimento de qualidade e humanizado para a população. E é isso que estamos fazendo aqui nesta unidade, que vai beneficiar os moradores do Vila Rica e dos bairros do entorno, com prevenção e promoção da saúde”, afirmou.

Conheça um pouco da história da homenageada
Zuleika Isis dos Reis, nascida em 24 de setembro de 1979, em Tremembé, é filha de Marcos Alves dos Reis e Isabel Auta Teixeira dos Reis, e irmã de Diego Alex dos Reis e Érika Isis dos Reis. Estudou na escola “Eng. Francisco Bicudo Lessa”, atual “Pro. Félix Adib Miguel”, onde sempre se destacou como aluna exemplar e alvo de admiração dos professores por sua determinação. Quando lhe perguntavam o que queria ser quando crescesse, respondia: “Quero ser médica e ajudar a salvar a vida das pessoas”.
Zuleika era amante do seu bairro de coração: Vila Rica. Quando seu pai foi presidente do bairro (por 11 anos), ela estava sempre disposta e atuante como, por exemplo, ajudando a arrecadar alimentos para cestas básicas, pois, na época, Vila Rica e região eram de pessoas muito pobres e carentes.
Na ocasião do asfaltamento do bairro, havia duas reivindicações junto às autoridades municipal e estadual: posto médico e creche, e Zuleika sempre dizia a seus pais que se um dia o bairro tivesse um posto médico, o sonho dela seria atender aquelas pessoas mais carentes do bairro e da cidade.
Em 22 de julho de 1991, Zuleika Isis dos Reis faleceu na cidade de São Paulo, por ocorrência de um acidente, aos seus 11 anos de idade, e encontra-se sepultada no cemitério municipal de Pindamonhangaba. Ela teria hoje 40 anos e, por sua determinação de ajudar as pessoas e de seu sonho de ser médica, poderia hoje estar ajudando a salvar vidas.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação