Novelis conquista Menção Honrosa em 12º Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água

A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, conquistou Menção H onrosa no 12° Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água, com o projeto “Estratégia para conservação de recursos hídricos: Otimização de processos industriais e melhorias de gestão para redução do consumo especifico de água”, aplicado na unidade de Pindamonhangaba.
O projeto desenvolvido na fábrica teve como objetivo reduzir 2% do consumo específico de água em 2016, comparado ao ano de 2015. Ao finalizar as ações, a Novelis não só superou a meta estabelecida como conseguiu uma redução de 7,1% no consumo do recurso na unidade. A economia gerada foi de cerca de R$ 613.000,00 em 2016.
Entre as estratégias aplicadas, os profissionais da empresa apostaram na melhoria de gestão do tratamento de água na refusão, que contou com uma análise de tendência e controle da condutividade do recurso nas torres de resfriamento, resultando na otimização do uso de água no sistema. Outra ação envolveu o desenvolvimento de reuso de efluente. A partir da análise das correntes de efluentes dos sistemas de Utilidades da Preparação de placas e Linha de Pintura, foi possível eliminar o descarte e reaproveitar os efluentes, reduzindo o consumo de água industrial na unidade.
“Os esforços em Pindamonhangaba, somados a ações realizadas em outras unidades contribuíram, até o momento, com uma redução de 22% no consumo de água da empresa, o que nos deixa mais próximos em relação à meta global de redução da intensidade de água em 25% até 2020. O trabalho envolveu uma dedicação multidisciplinar de profissionais para alavancar melhorias ambientais e de sustentabilidade do negócio. A menção honrosa da Fiesp é prova que estamos no caminho certo”, afirma Daniel Freire, diretor de Operações da Novelis em Pindamonhangaba.

Imagens: Divulgação