Novembro Azul terá caminhada nesta terça-feira

A programação do Novembro Azul continua em Pindamonhangaba com eventos até o final desta semana e ações durante todo o mês nas unidades de saúde. Nesta terça-feira (22), será realizada a “Caminhada Azul”, com saída às 8 horas do Recinto São Vito. Toda a população está convidada a vestir azul e participar dessa ação de conscientização sobre a saúde do homem.
Após a caminhada haverá no local, ações sociais e de Saúde como: serviços de enfermagem, massagem relaxante, corte de cabelo e de barba.
O Novembro Azul é realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Embora o foco seja o Câncer de Próstata, é histórico no município a solicitação de outros exames para rastreamento de doenças cardiovasculares, DST/AIDS, avaliação Hepática e renal.
Homens acima de 40 anos poderão procurar as unidades de saúde mais próximas de sua casa para avaliação de saúde e retirada da solicitação dos exames de rastreamento. Todas as unidades estão preparadas e orientadas para estes cuidados durante o ano todo, com maior intensificação neste mês de novembro.
Importante destacar que, para pegar o pedido destes exames de rastreamento ou preventivos, não será necessário consulta médica, bastando procurar o enfermeiro da Unidade mais próxima da residência.
Contudo, se o homem tiver queixa clínica, será necessário conversar com o enfermeiro ou enfermeira para que seja avaliada a gravidade do problema e agendada uma consulta médica.
Além das ações técnicas específicas da Saúde, estão sendo realizadas mobilizações em vários momentos, com o objetivo de criar a consciência coletiva para a necessidade de prevenção e o autocuidado, isto é, a responsabilidade com a própria saúde. A abertura foi realizada no sábado (19), na Igreja Metodista Bela Vista, com ações sociais e de saúde, como serviços de enfermagem, psicólogos, corte de cabelo e de barba, solicitação de exames e atividades infantis.
Na segunda-feira (21), foi realizada uma atualização profissional com o tema “Cuidados Gerais com o Aparelho Genito-Urinário”, na Santa Casa de Misericórdia, tendo o apoio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização – Nep-H.

  • População está convidada a vestir azul e participar dessa ação