Novo decreto regulamenta retomada consciente das atividades econômicas

Pindamonhangaba lançou, no domingo (31), o decreto nº 5797, que regulamenta as regras da retomada consciente das atividades econômicas no município, de acordo com as fases estabelecidas pelo Plano São Paulo do Governo Estadual, entre outras providências. O decreto de Pindamonhangaba segue em consonância com o decreto estadual e entra em vigor no dia 1º de junho.
Em linhas gerais, o novo decreto estende até dia 15 de junho a vigência das medidas de quarentena e, a partir de 1º de junho, as atividades econômicas que deverão ser retomadas mediante regras são: imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios em geral, comércio em geral, feiras livres, comércios localizados nos shopping centers – sendo que somente feiras livres poderão funcionar sábados e domingos. Para o funcionamento dessas atividades econômicas foram definidos protocolos sanitários. Os demais serviços não essenciais continuam fechados.
Todas as regras, protocolos e demais detalhes poderão ser consultados no decreto, que já está disponível no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br, clicando no banner coronavírus e, em seguida, no botão decretos.
Apesar das medidas anunciadas, importante ressaltar que a quarentena não acabou e que continuam valendo as regras para prevenção do coronavírus: evitar aglomerações, manter o distanciamento, uso de máscaras, uso de álcool em gel, higienização constante das mãos com água e sabão. Mesmo porque, o Plano São Paulo considera índices de ocupação hospitalar e de evolução de casos para definir os níveis restritivos de retomada produtiva. O controle será feito pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de cada região, a cada duas semanas, para verificar se as cidades continuam com as medidas, se retrocedem ou se ampliam a flexibilização.
Pinda está, atualmente, na etapa laranja, classificada como “controle” e poderá, ou não, seguir para a etapa amarela, “flexibilização”.
O prefeito de Pindamonhangaba Isael Domingues lembra que a quarentena não acabou. “Se, por um lado, chegou o momento de flexibilizar, por outro, a nossa responsabilidade será muito maior, pois o contato social também será maior”, destacou. “Quero conclamar a população de Pindamonhangaba para que nesse momento tão difícil estejamos juntos, respeitando todos os protocolos da OMS, do Governo e dos técnicos da saúde. O distanciamento precisa ser respeitado e mais do que nunca nosso índice de isolamento não pode cair, pois podemos perder tudo o que conquistamos até o momento”, avaliou o prefeito.

  • Créditos da imagem: Célio Almeida
  • O comércio pode funcionar das 10h às 16h, respeitando normas sanitárias - Créditos da imagem: Divulgação