Novo Turismo realiza ‘City Tour’ com roteiro histórico, cultural e gastronômico nesta quinta edição

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, na terça-feira (24), a quinta edição do “City Tour Histórico-Cultural”. A iniciativa conta com a participação de pessoas que podem ajudar a potencializar a divulgação das riquezas turísticas da cidade. Nesta edição, foram convidados ciclistas, profissionais do shopping, agentes da causa animal e influenciadores digitais. A intenção é formar multiplicadores dos atrativos turísticos de Pindamonhangaba.
A primeira parada do roteiro foi a Confeitaria Cozinhart, localizada no Shopping Pátio Pinda. Além de bolos doces e salgados em geral, o espaço serve café da manhã aos sábados e domingos das 8 ao meio-dia. A segunda parada foi no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, que possui uma exposição gigantesca de materiais históricos, histórias de Pinda e do Brasil, dentre muitas coisas, tem estátuas originais do prédio, de deusas gregas, que possuem 171 anos, quadros, artefatos indígenas e instrumentos de séculos passados.
O almoço foi servido pelo Restaurante Colméia, localizado no corredor turístico do Ribeirão Grande, com uma culinária interiorana e caseira com área ao ar livre e opções de cervejas especiais e de petiscos. Após o almoço, o grupo foi conhecer a Fazenda Nova Gokula, o maior templo Hare Krishna da América Latina. Localizada também no Ribeirão Grande, o espaço é o lar de aproximadamente 30 famílias, compondo cerca de 80 pessoas. O local tem templos, roupas indianas, comidas vegetarianas, como a famosa coxinha de jaca, entre outros.
De acordo com o diretor de Turismo de Pindamonhangaba, Fábio Vieira, apresentar os pontos turísticos para novas pessoas ajuda a criar uma rede de difusão de informações turísticas. “A ideia do city tour histórico, cultural e gastronômico é justamente fomentar o turismo na nossa cidade. Conhecendo mais a nossa cidade podemos cada vez mais, fomentar para que essas pessoas se tornem multiplicadoras do nosso turismo no futuro”, pontua Fábio.
O roteiro finalizou com uma visita no tradicional Alambique Pindabôa, localizado na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, 3987, bairro Ponte Alta, logo na entrada da cidade. O alambique usa maquinários da década de 1950 para a produção das cachaças. A bebida é armazenada nos barris de carvalho europeu, amendoeiras, amburana, entre outros.
Segundo a Digital Influencer Ana Luiza Paim, o City Tour apresentou novos roteiros que Pindamonhangaba tem. “Achei o passeio sensacional porque sou nascida e criada em Pinda há 37 anos e eu nunca tinha visto a cidade com essas possibilidades que o city tour propõe. O conhecimento do Fábio aliado à experiência do Ricardo Flores trouxe para mim uma nova paixão pela cidade, personagens importantes que eu não conhecia e, principalmente, ver de perto a alegria do povo que nos recebe para mostrar que a cidade tem sempre algo a mais”, destacou Ana Luiza.
De acordo com o recém-chegado ao município, Rogério Rodrigues, que é oficial de manutenção do Shopping Pátio Pinda, “foi uma experiência muito bacana pelo fato de eu ter me mudado recentemente para Pinda. O city tour me apresentou muitas oportunidades de lazer e história para eu desfrutar com minha família”, finaliza Rogério Rodrigues.
O secretário Adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores, explicou que a profissão e a facilidade para levar informação a outros públicos contribui de maneira significativa com o objetivo da City Tour. “São pessoas que atuam na sociedade em segmentos que possibilitam de forma incrível na propagação dos pontos turísticos de Pinda. Com isso conseguimos ampliar o alcance das ideias e do potencial turístico, auxiliando também para a geração de emprego e renda”, afirmou.

  • A segunda parada foi no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina - Créditos da imagem: Divulgação