Novos equipamentos da Santa Casa serão inaugurados no aniversário da instituição

A Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba adquiriu novos equipamentos (tomografia, raio-x, mamografia e dois ultrassons) para dar mais agilidade e ampliar o atendimento ao público. De acordo com o provedor da instituição, José Alberto Monteclaro César – o Cobrinha – os itens devem entrar em funcionamento no dia 6 de agosto – data de aniversário de 153 anos da Santa Casa.
Segundo ele, o tomógrafo será utilizado em substituição ao aparelho existente no prédio e que pertence a um laboratório terceirizado para o serviço. O raio-x atual da Santa Casa e o ultrassom continuarão em operação e terá o acréscimo dos novos equipamentos.
“Com isso poderemos atender, além dos pacientes internados, as demais pessoas que desejarem fazer exames na Santa Casa. Serão serviços que ficarão à disposição de toda população de Pindamonhangaba, através do SUS, convênios e particulares. Será um serviço a mais para o município”, explicou o provedor.

Adequações no prédio da santa casa
Para instalação dos equipamentos, a Santa Casa está reformando uma ala. “Tomógrafo e raio-x, por exemplo, devem ficar em salas especiais devido à radiação. Como tínhamos um setor disponível, ao lado da Capela, na parte antiga da Santa Casa, é nesta ala que os aparelhos serão instalados”, complementa Monteclaro César.
Neste mesmo setor também vai funcionar a mamografia e o ultrassom. “As salas estão todas recebendo as adaptações necessárias para os procedimentos dos médicos, enfermeiros e de demais profissionais que vão trabalhar no local, na operação das máquinas, bem como atendimento aos nossos pacientes”, disse.
O administrador Camillo Alonso Filho, informou que entre equipamentos e serviços de adequação no prédzio, o investimento é de aproximadamente R$ 2,3 milhões, com todo recurso da própria Santa Casa. Segundo ele, a Santa Casa atende por mês, em média, 720 pacientes do SUS; entre 25 e 30 particulares; e 90 pertencentes a convênios. Números que devem ser expandidos após o início das atividades com os novos equipamentos.

  • Equipamento de tomografia;
  • Máquina de raio-x.
  • Diretor técnico, médico José Luiz Castro de Mello Cesar e o administrador da Santa Casa conversaram com trabalhador da obra sobre as novas salas
  • Administrador da Santa Casa, Camillo Alonso Filho, ao lado do provedor José Alberto Monteclaro César
  • Diretor administrativo da Santa Casa, Camillo Alonso Filho, provedor José Alberto Monteclaro César, e diretor técnico, pediatra José Luiz Castro de Mello Cesar