Editorial : Novos horizontes

Depois de quase seis meses sem aulas presenciais, escolas e instituições começam a se mobilizar para retomar as aulas.
O assunto é polêmico e gera muitos debates. De um lado, os estudantes que precisam dar sequencia aos estudos, sem perda de tempo e de qualidade. De outros, pais e professores temerosos dos riscos a que seus filhos e eles mesmos poderão se submeter.
Em São Paulo, o Estado se prepara para a volta às salas de aula, mas deixa a decisão final para os municípios.
Seja qual for os próximos capítulos, certo é que as instituições de ensino tiveram que se reinventar nesta pandemia e, com o retorno dos estudantes, essa redescoberta do estudo deve ir além, afinal “o novo normal” está às portas.
Durante o distanciamento sociais, as atividades a distância e a atuação de instituições de ensino apresentam um papel fundamental na permanência de crianças e jovens no ambiente estudantil. Os alunos descobriram e se adaptaram às lives, às atividades digitais, aos trabalhos entregues por email, às plataformas de aulas online. As escolas mudaram!
Nesta edição vemos que encontros, seminários, congressos e até as matrículas ganharam um novo padrão. Tudo feito, ou ao menos iniciado, à distância. Mas ninguém perde de vista o horizonte da volta à escola, afinal. Esse é o normal. E qual será o novo normal?