Editorial : Novos ventos

Salvo raras exceções, a área da saúde é o “calcanhar de Aquiles” em quase todas as cidades. Isso porque, quem procura atendimento médico, em sua maioria, já está debilitado físico e psicologicamente. Mas isso não quer dizer que isso seja um empecilho para a busca pela excelência no atendimento e resolução dos problemas desta área.
Dentro deste cenário, a nova administração do Pronto-Socorro de Pindamonhangaba, que terá início a partir deste sábado (6), vem com a responsabilidade de melhorar o atendimento, sobretudo, no quesito humanização.

A empresa que venceu o chamamento público para a prestação deste serviço é a Organização Social ABBC – Associação Brasileira de Beneficência Comunitária – que terá 180 dias para mostrar a que veio e dar um retorno à população, que espera há anos por melhorias no Pronto-Socorro Municipal.

Há duas boas notícias nesta nova fase: uma é que o valor mensal que a Santa Casa recebia pelo contrato era de quase 500 mil reais a mais que o atual contrato, segundo a Prefeitura. Outro ponto é que a manutenção do prédio também será de responsabilidade desta empresa, o que também deve trazer economias.

A decisão pelo rompimento do antigo contrato foi desafiadora. Agora, é torcer por boas mudanças e realizar fiscalizações constantes. E esta fiscalização deve partir tanto o poder público quanto dos munícipes. A participação ativa, com sugestões de melhorias coletivas deve fazer parte da vida de todo cidadão, em todos os momentos.