Editorial : “Ô abre alas”

Hoje é o primeiro dia de inscrição para o “12º Festival de Marchinhas Carnavalescas” de Pindamonhangaba – ‘Mirabeau’ 2019.

O homenageado deste ano, Mirabeau Pinni, foi um dos engajados na criação da primeira Associação das Escolas de Samba de Pinda e criador do bloco ‘Meninos do Chafariz’, na década de 70, em que ensinou meninos a tocar bateria e de onde saíram diversos carnavalescos de Pinda, como o Rogério ‘Socó’, do bloco ‘Socó da Madrugada’.

Podem se inscrever compositores de todo o Brasil pelo site da prefeitura. As composições deverão ser inéditas (não gravadas comercialmente); e, se for considerada plágio, a obra será eliminada. Serão selecionadas 20 marchinhas para as duas eliminatórias. Os quatro primeiros colocados receberão troféus – e os três primeiros ainda receberão premiação em dinheiro.

Senhores carnavalescos, o prazo para as inscrições é longo (de 19 de dezembro a 7 de fevereiro), mas é bom anotar na agenda para não ficar de fora desta festa que objetiva resgatar e divulgar a tradição das marchinhas de carnaval e incentivar a criatividade dos compositores populares de todo o País. Participe!