História : O adeus ao jornalista skatista neto de Athayde Marcondes

Conforme notificamos na última edição, morreu no dia 7 de dezembro último, aos 46 anos, mais uma vítima da covid-19, o jornalista Ulysses Athayde Marcondes. Não sobreviveu após 22 dias de internação. A perda foi muita sentida e amplamente divulgada em Manaus onde Ulysses desde 2006 atuava na Semcom – Secretaria Municipal de Comunicação daquela prefeitura. Ele trabalhou também na assessoria de comunicação da Semef – Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação. Foi repórter especial do prefeito Arthur Neto, acompanhando suas agendas diárias, além de ter exercido o cargo de diretor de Comunicação da Semcom.

Querido e admirado

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas lamenta a perda deste querido profissional e deseja condolências aos amigos e familiares”, comentou em nota o SJP-AM.
“É um dia muito triste para todos nós. Perdemos mais que um grande jornalista, é um amigo querido que nos deixa. Minha esposa Elisabeth Valeiko e eu estamos consternados, nossos corações estão agora em oração por sua esposa Carol e sua filha Amália. Queria poder homenageá-lo em vida, com a entrega do primeiro Skate Park de Manaus, uma obra que levou sua consultoria e na qual ele será eternizado”, disse, emocionado, o prefeito Arthur Neto.
“É uma tristeza profunda que estamos sentindo pela partida precoce de um jovem tão cheio de sonhos e energia. Mais que um grande colaborador da nossa equipe, da cidade, melhor dizendo, é um leal amigo que essa doença terrível nos leva. Que Deus conforte e dê forças à família, aos amigos e colegas de trabalho”, declarou a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.
“A Semcom está de luto pela perda do seu inestimável amigo e um batalhador, sempre disposto a colaborar com criatividade, inteligência e espírito de liderança para solucionar os problemas e apresentar resultados positivos. Estamos em choque e terrivelmente abalados pela sua partida”, disse a secretária de Comunicação, Kellen Veras Lopes.
“Vamos sempre lembrar do Uly (assim ele era tratado pelos colegas da Comunicação) com alegria, do seu entusiasmo, sua motivação em tudo o que fazia e do jeito extrovertido que nos cativava , mas, sobretudo, da sua solidariedade e senso de igualdade. Vá em paz, amigo. Você estará sempre em nossos corações”, destacou a jornalista e subsecretária de Comunicação, Alita Falcão, em nome de todos os servidores da Semcom.

Jornalismo e skatismo

Em nota, o Sindicato de Jornalismo do Amazonas lembra que “além de jornalista, Ulysses era prati cante de skate e militante do esporte e ao longo dos últimos anos, vinha contribuindo diretamente para desmistificar preconceitos relacionados à cultura do skatismo e pelo reconhecimento da prática desportiva” .
Se na comunicação ele era o estimado “Uly”, no skate era o popular “Boca”. Em sua homenagem, o prefeito Arthur Virgílio Neto, que em sua morte decretou luto oficial no município, prometeu que dará seu nome ao Skate Park em construção no parque municipal Ponte dos Bilhares, projeto que contou com a consultoria de Ulysses.
A nota do Sindicato dos Jornalistas informa ainda que, ao longo de sua carreira, ele acumulou experiências nas funções de repórter, editor, editor-chefe de impresso e Televisão em assessoria de imprensa. Era considerado pelos colegas um profissional muito companheiro nos desafios em prol da pauta. Foi também um grande defensor da Amazônia e das causas ambientais.
Em uma de suas últimas postagens na rede social, Ulysses, um lutador qual seu avô, o velho Athayde Marcondes, deixou esse “recado” de força, fé e coragem:
“Costumo dizer que se fraquejar, o mundo te empurra para baixo, te induz ao erro e à derrota. Manter-se forte é estar de pé com amor, fé, saúde e paz, sempre honrando sua família, sua casa e sua história. Isso não é uma regra, norma ou lei e sim respeito pela existência! São palavras que venho usando em minha trajetória, mas que este ano tiveram um sentido muito maior. Aqui agradeço por estar respirando e me solidarizo a todos que tiveram perdas. Vamos em frente porque a jornada continua! Gratidão à vida! ”.

(Cumprimentos à Secretaria de Comunicação de Manaus, ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas e demais órgãos de imprensa que divulgaram, pesarosos, a partida e a importância do jornalista Ulysses para aquele município, possibilitando que compartilhássemos o acontecimento)

  • Jornalista skatista, Ulysses buscava desmistificar preconceitos relacionados à cultura do skatismo e trabalhava pelo reconhecimento da prática desportiva - Créditos da imagem: Arquivo Pessoal