Vanguarda Literária : O AUTOR DE “ FENÔMENO HUMANO”

Todos nós ,que nos maravilhamos com os prodígios da Ciência, sabemos dos conflitos entre esta e a Fé Cristã. O padre, filósofo, teólogo e paleontólogo PIERRE TEILHARD DE CHARDIN , ao escrever a sua monumental obra” O FENÔMENO HUMANO” tentou reconciliar a ciência do mundo material com as forças do divino.
Nascido na França(1881),faleceu em Nova York aos 74 anos de idade, ao tentar desfazer o mal entendido entre Ciência e Religião, CHARDIN adquiriu ferozes críticos nas duas áreas: de um lado, os cientistas o criticavam pela linguagem diferente da Ciência tradicional (rotulada por ser marcada pelo misticismo) e, de outro, a Igreja que não aceitava as suas idéias evolucionistas, tendo proibido suas obras teológicas.
TEILHARD DE CHARDIN via a síntese entre Ciência e Fé Cristã. Vejamos que, ao escrever sobre o “ Pecado Original”, foi acusado pela Igreja Católica de negar esse dogma( na realidade, deu outra visão da questão) e o castigo foi grande: foi obrigado a abandonar a Cátedra no Instituto Católico de Paris, ir para a China ( um exílio em Tianjin) e manter silêncio sobre temas eclesiais e teológicos até o fim da sua vida.
Pesquisou no âmbito da Paleontologia( Ciência que estuda a vida do passado da terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico) em cuja área defendeu a sua Tese de Doutorado na Sorbonne. Em Pequim escreveu a sua grande obra: ”O FENÔMENO HUMANO, escrita em 1950 cuja publicação foi proibida ( possivelmente por pressões do Vaticano) o que só ocorreu depois de sua morte em 1955.
O ponto central da visão teológica e filosófica de TEILHARD DE CHARDIN era o Metacristianismo que viesse a colaborar para a sobrevivência do planeta e da humanidade. Para ele, a evolução do Universo ia do caos inicial até o despertar da consciência humana sobre a terra; Deus e o Universo mantêm uma criativa e dinâmica relação de evolução progressiva.
O “ FENÔMENO HUMANO” foi publicado no Brasil ( Editora Cultrix) em 1976.Possui o objetivo de afirmar o Homem dentro da “ História do Cosmos” como um ser acima de outros seres. Nele, CHARDIN procura, a partir das reflexões sobre a condição humana, levar o mesmo a entendera sua origem, a sua existência, seu papel e seu fim na História do mundo vivo do qual faz parte .Segundo ele” É preciso olhar e ver para o entendimento. Olhos abertos e perfeitos, pois, se, por um acaso não se veja e não se consiga entender tais propósitos, o perecer, o caos se torna algo inevitável. O ver capacita o ser a ser, para ser mais e unir-se cada vez mais”.
Dessa maneira, entendemos que o grande sacerdote e cientista escreveu uma obra notável para os homens, ao nos mostrar
a perspectiva evolucionista como condição para entender o real e ter apresentado o Cristianismo como um fenômeno integrado na evolução cósmica.