História : O chafariz Cônego Tobias

Hoje esquecido junto ao muro da escola Dr. Rodrigo Romeiro, no final da rua Prudente de Morais, mais que uma extensão do ponto de ônibus, é um dos pontos históricos de Pindamonhangaba. Sua denominação homenageia o sacerdote pindamonhagabense, cônego Tobias da Costa Rezende, pároco de Pindamonhangaba de 1868 a 1898.
O local onde se encontra o chafariz era conhecido como Largo do Barrilinho e depois recebeu a denominação de praça Dr. Emílio Ribas, graças a uma homenagem que a Câmara Municipal, presidida pelo Dr. Francisco Romeiro, prestou ao ilustre sanitarista nascido em Pindamonhangaba. (Em 1960 a denominação “Dr. Emílio Ribas” passou a identificar outra praça de Pinda, a tradicional praça São Benedito).
Sua origem vem de uma bica d’água que já aplacou a sede de muitos viajantes e de seus suarentos animais, principalmente aqueles que, percorrendo o antigo caminho São Paulo/Rio de Janeiro, estavam de passagem ou tinham como destino Pindamonhangaba.
Por volta de 1945, o local era ponto predileto das lavadeiras. Depois, com a criação do Grupo Escolar Dr. Rodrigo Romeiro teve diminuída a área em seu redor, antes repleta de eucaliptos.
Foi em 1968, quando o prefeito era o Dr. Francisco Romano de Oliveira, que o chafariz foi edificado, recebendo estilo arquitetônico semelhante aos antigos prédios pindamonhangabenses. Nessa benfeitoria o destaque foi a reprodução, em pintura sobre azulejos, de uma cena daquela região por volta de 1808, conforme um desenho do pintor austríaco Thomas Ender. As obras de construção foram dirigidas pelo mestre João Moreira da Silva, autor do projeto e do desenho.
Fonte: Pindamonhangaba Através de Dois e Meio Séculos, Athayde Marcondes (1922), Pelas Velhas Ruas de Pindamonhangaba, José Renato G. San Martin (1995) e Arquivo Tribuna do Norte

  • Cônego Tobias foi o 22º vigário paroquial, levando-se em conta uma relação onde constam os nomes dos padres que ocuparam esta função desde os tempos em que Pindamonhangaba ainda era uma simples freguesia, um povoado