O Coronavírus foi um acelerador do futuro

Os brasileiros começam a retomar sua vida normal aos poucos.
Enquanto se comemora o avanço da vacinação no país, para se conter os efeitos devastadores da Covid-19, outros problemas surgiram com essa crise sanitária.
Mas, a população ainda passa por um grande mal-estar, pelo desemprego, inflação, diminuição da renda per capita e principalmente a dificuldade de voltar para o mercado de trabalho.
Segundo o Instituto Locomotiva (Pesquisa de Mercado), levantando a realidade do país, 26% das famílias deixaram de usar planos de saúde, 14% tiveram que transferir seus filhos para a rede pública escolar e 52% não trocaram seus carros.
A queda no rendimento reflete em uma redução do padrão de vida das famílias. Isso quer dizer que a crise afetou a confiança e o desejo dos brasileiros, adiando sonhos e não fazendo planos.
Mesmo com a expectativa do PIB (Produto Interno Bruto), chegar a 4,5% este ano, mas com taxas de juros acima de 7,5%, vai dificultar muito a retomada de investimentos que dependem de crédito.
Só no primeiro trimestre deste ano, quase todas as faixas de renda tiveram alguma perda real, principalmente entre as famílias com renda até 4 mil. A combinação de queda de renda e alta inflação destruiu o poder de compra da população.
Para os desempregados que receberam suas rescisões, não deve durar mais que seis meses.
A inflação segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), bateu 8,99% em 12 meses até julho, Alimentos e conta de luz foram os vilões. O que deve se agravar ainda mais com a falta d’água. O Coronavírus foi um acelerador do futuro, transformando a política, economia, modelos de negócios, relações sociais, cultura e espaços públicos nas cidades.
Quanto mais tempo durar a crise, maior o dano econômico e social.
Como lição aprendemos que os professores, médicos e enfermeiros são mais valiosos que banqueiros e gestores de fundos especulativos. E na verdade, não queremos que tudo volte ao normal. Precisamos ser melhores!

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011
Presidente da AJOP