Editorial : O desafio de envelhecer

Discutir políticas públicas que melhorem a condição de vida da pessoa idosa estava entre os objetivos da “3ª Conferência Municipal do Idoso”, que aconteceu no último sábado (24), em Pindamonhangaba.

Promovido pela prefeitura em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, o evento abordou o tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

O encontro também serviu para que os cerca de 150 idosos presentes pudessem expor suas ideias sobre melhorias, além de propor novas diretrizes e verificar se as deliberações das conferências anteriores foram atendidas.

Eventos como este são de extrema importância para o avanço das conquistas dos idosos, bem como para assegurar os direitos fundamentais da pessoa idosa – que precisa ser ouvida. Atendida. Envolvida. O idoso precisa participar. Ter papel na sociedade. Que novos encontros como este possam ser realizados e que as propostas desenvolvidas a partir dessas iniciativas sejam colocadas em prática para um “envelhecer saudável”.