O Enem e o acesso ao Ensino Superior

Exame abre portas para estudantes vislumbrarem oportunidades profissionais

As mudanças nas conexões entre educação, formação e emprego estão bem diferentes em relação ao século anterior, contudo, o mercado ainda exige cada vez competências dos profissionais e o ensino superior é uma das portas para as oportunidades de trabalho. O conhecimento especializado de uma graduação continua sendo um diferencial – seja para o mercado –, ou para o futuro profissional, que poderá conhecer um leque de profissões ou até mesmo criá-las quando entra em uma faculdade.
Para quem se distanciou do mercado, existe sempre a possibilidade do recomeço, de se pensar em uma nova carreira ou mesmo retomar a que já tinha iniciado. Hoje, as faculdades auxiliam muito nesse processo de recolocação, com cursos livres, orientação profissional, e vagas de estágios.
Para a coordenadora de cursos na Anhanguera de Pindamonhangaba, Rosa Maria Diniz, o Enem tem ajudado muitas pessoas a começar uma faculdade, já que, hoje, a seleção do Exame Nacional do Ensino Médio permite ingressar em universidades públicas e privadas, estudar no exterior e participar de programas de financiamentos estudantis. “Assim, os estudantes brasileiros têm a oportunidade de cursar uma graduação e podem vislumbrar novos horizontes”, destaca.
A professora explica que o exame é importante porque, além de avaliar os conhecimentos dos alunos do Ensino Médio, beneficia aqueles que se mostram bem capacitados, já que os vestibulandos podem iniciar sua graduação por meio de três programas principais: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona novos alunos para as universidades públicas; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que distribui bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas; e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que financia os cursos para pagamento em longo prazo em universidades privadas.
“Todos exigem a participação no Enem. Desta forma, o Exame abre uma possibilidade para quem não tem como pagar uma faculdade, já que a principal vantagem é que a bolsa pode ser tanto parcial quanto integral”, finaliza Rosa.

  • Créditos da imagem: Internet/Canaltech