Editorial : O esporte e as lições de vida

“Equipe de Pinda é destaque em copa de ciclismo”. “Judocas de Pinda conquistam medalhas”.

São apenas duas das matérias divulgadas na edição de hoje. Mas aquelas notícias que gostamos de repassar!

Em um mundo em que se comemoram tragédias; exaltam discórdias; ignoram mazelas, e às vezes, até “debocham” da dor alheia, saber que há pessoas ativas: estudando, se doando, se dedicando, se esforçando e conquistando espaços e títulos através do esporte, da educação, da cultura e da arte, é revigorante.

E no esporte há um fator muito bacana que, mesmo havendo categorias, masculina e feminina; por peso ou por idade, vencedor é a pessoa que subiu ao pódio. É também toda a equipe. É quem treina. Quem conduz. É a torcida… Enfim, há um “grito de campeão preso na garganta” pronto para ser liberado a qualquer momento.

E se a vitória não vem, a atleta ou o atleta segue na busca, no treino, no empenho, na persistência, até alcançar. É uma lição de vida.

Não só em Pindamonhangaba. Não somente o ciclismo, o judô, o futebol… Todos os dias, vemos pessoas se exercitando, correndo – literalmente, às vezes – para alcançar seus objetivos.

Seja no esporte. Seja na vida. É sempre tempo de percorrer caminhos desafiadores, pois a conquista costuma ser maior que o desafio!