O esporte e suas virtudes

Ao buscar uma definição no dicionário sobre o significado de esporte, me deparei com a seguinte frase: conjunto de exercícios físicos que se apresentam sob a forma de competições (jogos individuais ou coletivas) cuja prática obedece a certas regras.
De modo a completar esse significado, descobri que os esportes são separados em sete categorias: os de invasão (como o futebol), de rede ou parede (como o voleibol), de campo e taco (como o beisebol), de combate (como o boxe), de marca (como o atletismo), de precisão (como o tiro com arco) e técnico-combinatório (como a ginástica rítmica e artística).
Decidi trazer essas informações, pois esses dias me vi refletindo sobre esportes, não um esporte em especifico, mas todos. Refleti sobre a paixão que os atletas sentem por sua modalidade, sobre suas motivações, sonhos e conquistas. Independente do significado; do tipo do esporte; se é hobby ou profissão, uma coisa é certa: a paixão pelo que se faz e as habilidades adquiridas.
Que o esporte faz bem para a saúde é fato, mas algumas dessas habilidades adquiridas – que também gosto de chamar de virtudes – é a disciplina, o foco, a dedicação e a ética.
No esporte é preciso seguir regras, é preciso emprenho para alcançar os objetivos e respeitar os adversários e as diferentes situações impostas. Além de aprender a lidar com o controle emocional e saber que teremos dias de altos e baixos.
Em minha opinião, todas essas habilidades fazem parte da motivação de um atleta, pois superar suas barreiras, testar suas habilidades e aprender novas faz parte do autoconhecimento e nos faz querer ser melhor a cada dia.
É como diz a frase de Marianna Moreno, “O esporte nos desafia a superar nossas limitações”.
E como não amar algo que nos faz querer ser melhor e ultrapassar limites?