Editorial : O estágio e o mercado de trabalho

Sem dúvidas, a realização do estágio é um dos melhores caminhos para se começar bem uma jornada profissional. Participar de estágios dá aos jovens a oportunidade de eles participarem ativamente da rotina e dos projetos de uma empresa: e é uma experiência que faz toda a diferença para o desenvolvimento da carreira.

Em outras palavras, o processo de estágio pode ser a porta de entrada para a efetivação do primeiro emprego. Em muitos casos, com plano de carreira para aqueles que apresentarem bons resultados. E, mesmo que o emprego não seja garantido, o aprendizado com profissionais experientes colabora para o crescimento dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho.

Neste contexto, criar canais e programas que viabilizem a busca pelo estágio é papel fundamental das instituições de ensino. Uma das plataformas que seguem esta linha é o “Canal Conecta”, que é 100% gratuito, e tem por objetivo conectar as principais empresas do País aos estudantes da instituição idealizadora do programa.

Além de disponibilizar oportunidades de estágio e de empregos, é importante que esses canais também ofereçam dicas de “como montar um currículo ideal” ou “como se portar durante uma entrevista”, por exemplo.

O estudo é um bem durável. E a realização do estágio firma-se como uma grande oportunidade para alavancar a carreira de jovens profissionais.