O inesquecível Dr. Cícero Prado (1888/1968)

Tendo como fonte a Genealogia Família Silva Prado (Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina) encontramos o dia 21 de outubro de 1888 como a data de nascimento de um inesquecível benfeitor do município, o Dr. Cícero Prado. Por conta da proximidade da data, nossa coluna hoje é dedicada a ele que, entre tantos grandiosos feitos favoráveis a Pindamonhangaba foi o desbravador das terras de Coruputuba. Conhecido como ‘capitão das indústrias’, foi responsável pelo surgimento da maior fábrica de papel da América do Sul. Indústria que teve continuidade sob a administração de outras lideranças até que, infelizmente, foi extinta sob a denominação Nobrecel S/A Celulose e Papel (decretou falência em 2013).
Doutor fazendeiro, homem do campo, cultivador da terra foi grande cultivador de arroz às margens do rio Paraíba e também sócio do Conde Mattarazzo na instalação de uma fecularia que aproveitava extenso mandiocal. Ao transformar nosso município em ‘capital agrícola do Vale do Paraíba’, em 1965, por indicação da Sociedade Brasileira de Agronomia, recebeu da Confederação Rural Brasileira o Mérito Agrícola – Setor da Lavoura, fato que o consagrou pela alta contribuição da economia rural brasileira.

Benfeitor do povo

A construção da primeira maternidade de Pindamonhangaba foi apenas mais uma das inúmeras benfeitorias concedidas ao município pelo Dr. Cícero Prado. Com relação a essa preocupação que tinha com o bem-estar do povo da cidade que adotou como lar, seu nome também ilustra a galeria dos célebres provedores da Santa Casa local, missão que desempenhou em 1946 liderando a 12ª provedoria da entidade.
Seu envolvimento com a resolução de problemas e carências municipais faziam dele uma luz, uma esperança. Sua participação no desenvolvimento da região do Distrito de Moreira César, seu talento empreendedor proporcionou trabalho para quem queria trabalhar. No campo ou em sua fábrica, trabalhar com Cícero era renumeração garantida no final do mês pra uma infinidade de famílias. Além de ter como princípio fundamental não cometer nenhuma arbitrariedade contra os trabalhadores, sabia selecionar valores, descobrir auxiliares eficientes e ciosos do dever.
Em artigo publicado em uma edição do extinto jornal Sete Dias, a de 9/3/1969, o jornalista Aníbal Leite de Abreu (1921-1996) destaca que instituições de caridade e de assistência social de Pindamonhangaba “eram sempre aquinhoadas por ele, através de substanciosos auxílios”. Segundo Anibal, o Dr. Cícero visitava com frequência a Santa Casa local e instituições de amparo assistencial a crianças e velhos. Ia para conhecer-lhes as dificuldades e suavizá-las com sua ajuda. Tendo certa vez recebido em sua casa, em Coruputuba, as órfãs do Lar da Criança Irmã Júlia, quando “de mãos dadas com as meninas participava de brinquedos e de cantigas de roda, mostrando e explicando-lhes as curiosidades guardadas com tanto zelo em sua bela residência”.
A passagem de Cícero da Silva Prado (1988 – 1968) pelas terras da Princesa do Norte deve ser cultuada e inesquecível. Foi grande colaborador nas administrações municipais ao longo das décadas em que esteve por aqui.

  • Cícero da Silva Prado - 21/10/1888 – 13/3/1968 – galeria dos provedores da Santa Casa