O jornalista e radialista Jota Marcondes (16/7/1926 – 11/7/1996)

Julho é um mês especial para nós. É quando Pindamonhangaba fica mais movimentada. Mais iluminada, mais agitada com seus inúmeros bons eventos programados para comemorar o aniversário de emancipação político-administrativa da nossa Princesa do Norte. Este mês de festas nos faz relembrar um dos maiores comunicadores que nossa cidade já teve, o festivo jornalista e radialista José Fonseca Marcondes (patrono da cadeira nº 28 do quadro de membros honorários da Academia Pindamonhangabense de Letras), o Jota. Ele nos deixou já faz 21 anos, quando faltavam cinco dias para seu aniversário: no dia 16 de julho de 1996… Estivesse ainda entre nós encarnado, domingo último estaria completando 91 anos. Morreu no dia 11, um dia após o memorável 10 de Julho – aniversário da cidade! Esta cidade que ele abraçou com imenso e filial amor. Jota não era daqui, nasceu em Taubaté e veio para cá com 13 anos, no dia 18 de abril de 1940.
Quando Jota se foi, a cidade experimentava clima semelhante ao que experimenta agora: euforia, expectativa, animação… Havia as atrações da Expovap, os eventos elaborados pela Prefeitura para comemorar o aniversário da cidade e as competições dos Jogos Regionais, que na época também estavam sendo realizados aqui em Pindamonhangaba.
Jota sempre esteve envolvido com as atividades esportivas, principalmente com os Jogos Regionais. E fazia isso como organizador, divulgador e incentivador. Em 1971, foi um dos principais responsáveis pela realização dos Jogos Regionais em nossa cidade.
Comunicador especializado em aberturas de solenidades, apresentações de shows e acontecimentos esportivos, a data de sua partida fica (para nós) associada aos grandes eventos que ocorrem em nossa Pindamonhangaba durante o mês de julho.
Jota Marcondes foi jornalista (Sete Dias, Tribuna do Norte e correspondente da Folha de São Paulo); vereador (o mais votado); assessor de imprensa da Villares e do dr. Geraldo Alckmin (quando prefeito e quando deputado); apresentador, coordenador do grupo de Expansão Industrial de Pindamonhangaba, presidente da Comissão Municipal de Esportes (CME) etc.
Embora tenha sido tanto, para nós haverá de ser o humilde, querido e atencioso Jota do “Matutino Difusora” (programa da Rádio Difusora) e da “Coluna do ‘J’” (no jornal Tribuna do Norte). Coluna que por longos anos publicou, sempre iniciando e finalizando com um dito popular, um provérbio.
O recado com o qual Jota Marcondes encerrou sua derradeira “Coluna do ‘J’”, que foi publicada neste jornal na edição de 13 a 15 de julho de 1993 (terminando sua atuação como colunista da Tribuna três anos antes de sua morte), vamos dedicar aos nossos atletas, nossos representantes em Jogos Regionais e demais competições que participam. Haverá de ser a mensagem de estímulo aos nossos atletas originais, feitos e aperfeiçoados aqui, em nossos ginásios, nossos campos, piscinas e pistas. É esta a mensagem da “Coluna do ‘J’” para eles:
“Querer vencer significa já ter percorrido a metade do caminho da vitória”.

Imagens: Divulgação
  • Assessor de imprensa do prefeito Geraldo Alckmin, Jota o acompanhava em seu trabalho em prol do município (1977/1982)