O Jornalista Super-herói

A profissão de jornalista começa pela curiosidade, é a pessoa que pergunta sempre
“porque? ”, “onde foi? ”, “você conhece essas pessoas? ”, é o profissional das notícias.
A Responsabilidade de um jornalista é apurar, redigir e editar conteúdos, aqueles que sua mãe, seu amigo e todos nós consideramos muito importante saber sobre os mais variados assuntos.
Independente da área de atuação, o jornalista deve estar sempre atento ao que seu público quer ler e também a necessidade do veículo para o qual trabalha.
Ao longo da carreira pode se especializar em um determinado segmento, como política, esportes, moda, cultura.
Uma profissão sempre bem representada ao longo dos anos. Da atualidade podemos destacar, Ricardo Boechat, William Waack. Fenando Mitre, sem falar dos grandes nomes “das antigas”, como Assis Chateubriant, Roberto Marinho, Walter Clark e outros…
Mas, está muito bem representada também nas HQ’s, Histórias em Quadrinhos.
Para começar, com a namorada do Super Homem, Lois Lane, do Planeta Diário, amiga de trabalho do jornalista Clark Kent.
No Clarim Diário, a jornalista Betty, amor platônico do Homem Aranha, também amiga do repórter e jornalista fotográfico Peter Parker, o próprio.
No filme Venon, o jornalista criminal Eddie Brock, incorporado pela criatura se torna um vilão/anti-herói, o “VENON”.
April O ‘Neil, uma hacker se torna jornalista no filme Tartarugas Ninja.
Até o Batman não fica de fora, quando a jornalista do Gothan Gazette se interessou pelo milionário e famoso Bruce Wayne.
Mas creio que o mais famoso de todos é o jornalista e aventureiro TINTIM criado pelo cartunista Belga Hergé, repórter fotográfico e também criador de Asterix.
Mas, ultimamente a imprensa vem sofrendo um pouco e hoje está no banco dos Réus, tanto aqui como no exterior, uma relação estreita entre regime e censura. Só não podemos permitir que limitem os jornalistas de fazerem perguntas…e de escreverem suas opiniões. Bem, depois dessa viagem pelos quadrinhos entendo que, não precisamos ser super-heróis nem ter superpoderes para incorporar o papel de defensores da sociedade, basta o compromisso de ser útil para a sua comunidade, informando e fornecendo condições para que a população tenha uma visão mais clara sobre eles e os outros.
Mas, pensando bem…
Ser um pouco herói basta querer!