Vanguarda Literária : O MUNDO POÉTICO DE JUVENAL GALENO

JUVENAL GALENO DA COSTA SILVA é um dos mais decantados Poetas do Ceará em todos os tempos. Nasceu em Fortaleza em 29 de setembro de 1836 e viveu 92 anos. Foi abolicionista e fez história com a sua Poesia simples, considerada até ingênua, mas profundamente social. Basta observar que o mar, cantado com ternura por outro insigne escritor cearense- José de Alencar (“Verdes mares bravios da minha terra natal… que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente”), na Poesia de Juvenal Galena, representava a libertação, uma vez que o Porto de Fortaleza foi testemunha do gesto corajoso dos jangadeiros que se recusavam a desembarcar os escravos dos navios negreiros.
Voltando-se com vigor para as raízes da sua região, ficou livre das influências do romantismo e do parnasianismo, vindo a transformar-se no maior Poeta Popular do Brasil. Seus versos simples vivem na boca do povo… Quem não se encanta com:

“Cajueiro pequenino
Carregadinho de flor,
Eu também sou pequenino
Carregadinho de amor!”

JUVENAL GALENO procurou, na tradição, nos costums e anseios do povo, a grande fonte que inspirou a sua criação genial. Seu livro principal: ‘’LENDAS E CANÇÕES POPULARES” mostra o seu grande talento e a sua privilegiada inspiração poética. Não foi um folclorista, pois já afirmou o Grande Mestre Câmara Cascudo (a maior autoridade brasileira nesse assunto): “Afasta a Poesia Popular do Folclore algo que se chama contemporaneidade; pode manter as cores marcantes e vivas de uma região, como o samba no Rio de Janeiro e o fado em Lisboa”. Quando lemos LENDAS E CANÇÕES POPULARES percebemos, com muita clareza, a sua fidelidade à mais pura e ingênua expressão regional, principalmente quanto ao uso dos versos setissilábicos (redondilha maior) como esta (referindo-se ao cajueiro):

“Crescente… crescemos ambos,
Nessa amizade também;
Eras todo meu enlevo
E meu afeto também.”

Portanto, para compreender a Poesia desse grande vate, estar atento ao prefácio dessa sua grande obra (já referida) , que antes de escrever, torna-se essencial “tratar de conhecer o povo”. E ele fez isso, pois identificou-se com ele, ouviu e colecionou seus cantos, aprendeu os costumes, hábitos, com ele riu e chorou, guardando consigo os sentimentos da alma de sua gente. Há, dessa maneira, nos seus versos, uma constante: homem e terra. Ele realizou na Literatura Nacional a primeira tentativa de uma Poesia tipicamente regionalista. JUVENAL GALENO transcende tempo e espaço uma vez que, se ele compreendeu a terra, muito mais o homem que a habitava, mostrando assim, que toda sua riqueza poética reside no homem e nos tipos populares.