Editorial : O Novo Normal

Chegamos em agosto de 2020 e continuamos “em quarentena”, aguardando o “novo normal” chegar. Parece até ousado pensar no futuro, mas é necessário refletirmos sobre que cidadãos essa nova sociedade terá?
O novo normal exige adaptações que a crise vivenciada pela pandemia do coronavírus já tem trazido à tona. Todas suposições e possibilidades que imaginamos para “o novo mundo” convergem em um ponto: mudanças.
Ao longo da história, grandes crises, guerras ou revoluções foram causando mudanças no modo de vida do ser humano. O desenvolvimento científico e tecnológico alterou a forma do homem se comunicar e se informar. O mercado de trabalho também experimentou transformações contínuas no caminhar da sociedade.
O momento é de reflexão. Que competências e habilidades nos serão solicitadas no novo normal? Que tipo de ser humano desejamos para o futuro?
Se não for possível sairmos pessoas melhores dessa crise, que nossa sociedade seja melhor no futuro. Então, o caminho é pensar na educação das crianças, dos adolescentes. E a escola faz parte desse processo.
Algumas habilidades que já eram discutidas antes da pandemia ganham mais força no cenário atual e no futuro: criatividade, capacidade de resolver problemas, trabalho em equipe, versatilidade. Percebemos que muitas outras habilidades serão bem-vindas: empatia, respeito, tolerância, alteridade.
Que nossa futura sociedade seja melhor, sem crise, sem vírus, com cidadãos com conhecimentos e habilidades suficientes para uma vida digna. E que nós, sociedade, tenhamos orgulho de ter contribuído com a formação desses novos cidadãos.