Vanguarda Literária : O PAPEL FEMININO: ALGUMAS REFLEXÕES

Nos últimos tempos, a mídia tem divulgado (ainda bem!) um fenômeno deveras preocupante, qual seja a agressão à figura da mulher, culminando com o feminicídio, no mais das vezes perpetrado pelo ex-companheiro insatisfeito e inconformado com o rompimento da relação conjugal. É um fato que entristece e preocupa, pois pela primeira vez na história da humanidade a mulher, mercê de sua dignificante luta no século XX, passou a conquistar o que possibilitaria a sua libertação: novas formas de relação nas funções do homem e da mulher. Passaram a alcançar postos de relevância na administração pública, em todos os poderes, mas, torna-se imperioso galgar mais degraus, como, por exemplo, terem mais assentos nos parlamentos, nos tribunais, nas cátedras universitárias, e na hierarquia militar.
A construção do mundo igualitário necessita de encontrar meios de comunicação mais profundos entre o homem e a mulher, fato este que teria um importante papel na construção do mesmo, num trabalho lado a lado que certamente irá salvaguardar a coesão da família. Creio que o progresso das ciências sociais, psicológicas, irá possibilitar um diálogo mais autêntico na citada relação, pois, ao se encontrar as dimensões femininas e suas extraordinárias potencialidades para que o mundo, como um todo, encontre efetivamente uma saída para essa crise que é, sobretudo, de valores. Fritjof Capra, filósofo, antropólogo e escritor de fama mundial falou, certa vez, em famosa Conferência em Berkeley (Estados Unidos): “A civilização está em perigo! Só há uma salvação: o AMOR e o TRABALHO das mulheres!”. Afirmativa procedente muito séria proveniente de um cientista de alto nível!
Na minha vida universitária (40 anos como Professor de Pediatria e Adolescência na minha querida e inesquecível Faculdade de Medicina de Taubaté) tive uma longa convivência e experiência com o elemento feminino. Notei no trabalho diuturno e, após orientar dezenas de Trabalhos de Conclusão de Curso que ela se dedicavam mais, faziam os melhores trabalhos ( longe de depreciar os trabalhos dos homens!). E, elas estão aí, ocupando lugares de destaque dentro da medicina regional, estadual e nacional!
Não tenhamos dúvida, visto que a aceleração histórica esta a exigir de todos (homens e mulheres) um esforço sobre-humano de superação. Que a verdadeira Reforma do Código Civil Brasileiro no que concerne à família, aconteça de verdade indo ao encontro das necessidades e sentimentos do nosso tempo! Que a violência contra a mulher seja fato do passado. Combatamos essa chaga social que nos envergonha e nos apequena cada vez mais!