Proseando : O PODER DAS FLORES

Que tipo de ser era o casal de velhinhos? Dicas: No terceiro parágrafo, na primeira frase, a primeira sílaba do adjetivo de casal. Onde as barbas tocavam? Primeira sílaba. Enviem a resposta ao WhatsApp: 99735 0611.

Havia uma cidadezinhaonde todos os moradores viviam de mau humor. Vizinho falava mal de vizinho.Cachorros mordiam cachorros. Comerciantes gritavam com clientes que reagiam aos gritos. Filhos batiam boca com os pais. Pais maldiziam os filhos. Maridos e esposas se digladiavam com ofensas cabeludas.

Naquela cidadezinha o céu era cinza. Todas as casas eram da cor cinza. A roupa dos habitantes era cinza. Os veículos, cinza. As pessoas, cinza. Só os pássaros não eram cinza, pois não havia pássaros naquela cidade.

Certa vez, apareceu na cidadezinha um casal de andarilhos. Ele, com barbas brancas a tocar os joelhos. Ela, com cabelos brancos a roçarem os calcanhares. Caminharam, vagarosamente, por todas as ruas semeando grãos. No finzinho da tarde, escalaram a montanha mais alta que emparedava a cidade.

No outro dia, assim que o sol bocejou, os moradores perceberam que no alto da montanha aparecera uma choupana. A novidade amansou as farpas.
—Que casinha é aquela, mãe?
— Não sei, filha.

A curiosidade se esparramou de tal forma que o padeiro pão duro decidiu escalar a montanha para investigar. Foi difícil a escalada. Durante inúmeras paradas para descansar, o padeiro pensava: Como os velhinhos conseguiram subir?

Perto do topo, ouviu:
— Continue!Faltam poucos passos.

Era o velho que estendeu a mão e ajudou o padeiro a concluir a escalada. A velha o saudou abrindo as mãos, de onde brotaram borboletas.
—Feiticeiros! Esse lugar não pertence a vocês. Sumam daqui!

O velho sorriu.
— Acalme seu coração. A vida é bela.
— Bela pra vocês que não moramnessa porcaria de cidade.
— Você quer dizer, nesse lugar maravilhoso?
—Maravilhoso? Com essa gentinha?

O velho cobriu os olhos do padeiro com as mãos e a velha fez algum tipo de oração. Depois,apontaram para o sopé da montanha.

O padeiro espremeu os olhos, olhou pra cá, olhou pra lá, até encontrar a casa onde morava. Estava diferente. Havia um colorido. O que seria aquilo?
— Flores — revelou a mulher — Um jardim para você e sua família. Presente do nosso Mestre.

De repente, o padeiro começou a se sentir leve. Estava experimentando a alegria se enraizando dentro dele.

Depois disso, em poucas semanas o vilarejo estava primaveril.

  • Arquivo pessoal