História : O réveillon de 1945 na nova sede do Literário

A nota, referente aos festejos da passagem de 1945 para 1946 no Clube Literário e Recreativo, saiu na edição de 20 de janeiro de 1946 do jornal Tribuna do Norte. O autor, identificado como sendo Oswaldo Palma Lima, iniciava o artigo comentando a progressista Pindamonhangaba que desabrochava, ressurgia naqueles anos quarentas…

“Dentre os edifícios que dão fóros de modernidade à Praça Monsenhor Marcondes, um se destaca pela importância das suas linhas arquitetônicas, pela sua feérica iluminação e pelo colorido agradável da sua magnífica fachada, é o Clube Literário e Recreativo”.

Conforme pesquisas relacionadas ao assunto para esta página de história, fazia já dois anos que o clube havia ocupado o belo palacete residencial da família Pinheiro (Dr. Benjamin Pinheiro, prefeito do município – 1905/1908), localizado na praça principal da cidade. O motivo da mudança a Tribuna traz em sua edição de 15/8/1943:
“Por ter a Irmandade da Santa Casa local vendido ao Banco Mercantil de São Paulo o prédio nº 1 da rua Bicudo

Leme, onde funciona o Clube Literário e Recreativo, esta tradicional sociedade, mudar-se-á amanhã, para o edifício recém-adquirido à Praça Monsenhor Marcondes, onde instalará sua nova sede”.
Retornando ao artigo da edição de 20/1/1946, constatamos que o Literário apresentava progresso em sua nova casa:

“Recém ampliado e melhorado em suas instalações, graças ao dinamismo de Vicente Reis de Oliveira, seu incansável e esforçado presidente, o Literário apresenta, em seu interior, amplos salões de dança que acolhem em seus grandes dias de festas a elite da sociedade pindamonhangabense”.

Para o articulista, o clube se tornara atraente à população devido as seguintes razões: pelo conforto espiritual que proporcionava aos sócios; por se localizar em região central da cidade; pelos bons eventos ali realizados e pela boa acolhida que dispensava aos seus frequentadores. Qualidades que faziam dele o líder dos clubes na época existentes em Pindamonhangaba.

Réveillon chuvoso fecha
o ano de 1945

O articulista Oswaldo Palma Lima destaca assim destaca o êxito alcançado pelo Clube Literário na realização dessa última festa do ano de 1945:
“…O réveillon constituiu um sucesso talvez sem precedentes em Pindamonhangaba, não obstante o mau tempo da noite de 31 de dezembro haver interferido, em parte, para que não houvesse ainda maior brilhantismo”.

E conclui mencionando o transtorno que aquela noite chuvosa havia causado ao povo interessado em comemorar a passagem do ano:

“Não fora aquela chuva miúda que impertinente caia, transfigurando o trânsito, e o trecho da praça fronteiro ao Clube não chegaria para quantos desejassem contemplar, de fora, o espetáculo festivo da inauguração dos novos melhoramentos em coincidência com o último baile do ano que expirava”.