Nossa Terra Nossa Gente : O RIO-ARTE DE FRANCISCO MACHADO

Assim como um grande rio se faz pela confluência de muitos rios, um grande artista como Francisco Machado é confluência de muitas vidas: seus pais, avós, bisavós, mestres e, de modo especial, a Irmã Paula da Casa Maria Pia que, ao final da vida, percebendo o talento artístico do menino, deu-lhe de presente todo o material de arte de que dispunha. Tesouro que Francisco soube honrar e que até hoje faz uso em seus desenhos a bico de pena, pastéis, carvão, aquarelas, óleos sobre tela.

Entre seus mestres, Francisco destaca “rios caudalosos”, de profundezas abissais e de inesquecível riqueza, que, ao encontro de suas “águas”, muito o enriqueceram: João Bosco, seu professor de Desenho Técnico que, entre uma atividade e outra, fazia belos trabalhos a lápis e presenteava o jovem aluno, ensinando-lhe técnicas de desenho artístico, como esfumar, tipos de grafite etc.; Renato San Martin e Kuka – Ademir da Costa Alves, que, nas reuniões com os artistas plásticos no DEC – Departamento de Educação e Cultura, ensinavam as técnicas de suas maestrias.

Outros grandes ‘rios-artistas’ confluíram na arte de Francisco Machado: Grieber, Marcelo Denny, Sergio Calipo…Do rio que segue o seu curso, Francisco Machado foi encontrando na Arte a sua geografia, o desenho de seus dias, as cores de sua vida: quadros, caricaturas, charges, cartuns, exposições, salões de arte, artes literárias, publicações em jornais, coleção de prêmios e de trabalhos artísticos que encantam os que têm oportunidade de apreciá-los ao vivo ou, de modo virtual, na internet (www.franciscomachado.art.br e Instagram: francisco.machado.artista).

Sua primeira participação em Salão de Artes ocorreu nos idos de 1989, em Pindamonhangaba. Em 1994, dentre 300 trabalhos expostos em Santo Antônio do Pinhal, obteve a 3ª colocação com um óleo sobre tela de uma casinha campestre. Desde 1997, dedica-se ao humor gráfico, com caricaturas, charges e cartum. No Mapa Cultural Paulista, participou com caricaturas da Elis Regina e Lulu Santos.

Em 2007, teve sua primeira participação internacional em Salões de Humor, no consagrado Salão Karikaturum em Surgut, na Rússia. Hoje, essa obra de Francisco Machado integra o Museu de Humor de Surgut. Outras obras do artista pindamonhangabense marcaram presença em diversos salões de humor ao redor do mundo: AustrianAward Cartoon- Áustria, Caretoon – Philadelphia EUA, International Best Humor ArtistAward – China, 5º Concurso de Humor Gráfico – Espanha, Exhibition os Cartoons Cari ToonsKochi- Índia, 10th International Don Quichote Cartoon Contest – Irã, International Cartoon Contest e Exhibition– Noruegae 11th Exhibition os SatiricalGraphic–Bucovina, Romênia.

O internacional artista pindamonhangabense também é autor de livros relacionados ao universo da Informática – Dicas do Word (1997) e Inforespostas (2010 e 2ª edição em 2012) – e de livros-arte: Traços e Textos (2013); O uso do Cartum na Educação (2014); Os Bichos do Trabiju (2015) e Charges & Cartuns (2017), com os melhores trabalhos de sua autoria publicados no jornal Tribuna do Norte.

Recentemente, participou da exposição virtual em homenagem ao Jô Soares, realizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil, exibida no Portal G1 da Rede Globo. Dos 200 trabalhosinscritos, foram selecionados 50 para a exposição física O BeiJÔ no Gordo, no Shopping Center 3 da Avenida Paulista. Dentre renomados cartunistas – Maurício de Sousa e outros -, estava o Jô de Francisco Machado!

O nosso multiartista, que ama o que faz e gosta de compartilhar o que recebeu de seus familiares e mestres, faz-me recordar o genial Guimarães Rosa: Só na foz do rio é que se ouvem os murmúrios de todas as fontes. Na sua arte, Francisco Machado, todas as suas fontes vivem! Que o seu rio-arte inspire outros meninos e meninas artistas! Que a sua história enriqueça outros rios-arte e o mar infinito em que todas as fontes deságuam, eternamente.

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Arquivo pessoal