Vanguarda Literária : O VATICANO ABENÇOA A TROVA

A “Cidade – Sorriso” – Niterói tem um dos mais belos Jogos Florais, comandados há mais de um quarto de século, pelo Emérito Trovador e Membro da Academia Pindamonhangabense de Letras (quanta honra!): DR. MILTON NUNES LOUREIRO, uma legenda, glória da Trova Brasileira!
O mais importante movimento literário do Brasil, que é indiscutivelmente a trova, pela sua abrangência nacional, tem, na nossa opinião, duas cidades-símbolo: Nova Friburgo, berço dos Jogos Florais Brasileiros, em 1960, graças ao idealismo do Príncipe Luiz Otávio e J.G. de Araújo Jorge, e, Niterói, cuja seção da UBT – União Brasileira de Trovadores representa o esforço, a continuidade de uma obra gigantesca, e, mais do que isso: o espírito fraterno de congraçamento entre os trovadores personificados em Milton Nunes Loureiro, homem probo e de fibra, poeta da melhor jaez e humilde como os bons de espírito e que já não se encontra entre nós. Foi sonhar em outra dimensão.
O estimado irmão – trovador fluminense conseguiu, em 1997, algo de inédito nas letras brasileiras: uma mensagem especial de Sua Santidade, o Papa João Paulo II para os trovadores do Brasil e de Portugal! Jamais, nenhuma entidade de letras desse país conseguiu tal proeza! Esse fato mostra a vitória do esforço (cartas, e mais de duas dezenas de telefonemas para o Vaticano, caros leitores) e do sentimento de amor à trova e aos seus adeptos.
Diz a mensagem, acompanhada da foto do Papa, reproduzida na capa do livro dos Florais de Niterói: “Sua Santidade João Paulo II concede com todo o coração uma especial Benção Apostólica aos trovadores do Brasil e de Portugal por ocasião dos festejos do XXVII Jogos Florais da União Brasileira de Trovadores – Seção Niterói, penhor de graças e favores celestiais”. Para completar, enviou também ao Monsenhor Elídio Robaína, vigário da Paróquia do Ingá que, há anos, vem celebrando a Missa em Trovas (de autoria do trovador fluminense radicado em Maringá-PR: A.A. de Assis), uma mensagem especial.
Dessa maneira, o Vaticano reconhece o valor da trova (“ a mais popular de todas as formas poéticas e a mais poética de todas as formas populares”) e, oficializa a Missa em Trovas, que, como escreveu o Milton Nunes Loureiro: “é um momento de inefável beleza diante de Deus”.
Lamentamos profundamente que esse fato importante para o Brasil não tenha atingido a mídia, que infelizmente privilegia notícias de escândalos, onde grassa a imprensa de pior qualidade, olvidando, muitas vezes o seu papel de informar com imparcialidade, de levar a cultura ao povo e de exaltar os valores morais, alicerces de uma Nação.
A Academia União Brasileira de Trovadores sensibilizada e feliz, mais uma vez, saúda os trovadores da esplendorosa Niterói e, leva o seu amplexo a esse cidadão verdadeiro que tanto promoveu a Cultura Brasileira, e nos fez acreditar na beleza do gênero humano: o inspirado poeta, o trovador da melhor estirpe: Milton Nunes Loureiro que hoje está nos braços do Senhor.
Deo gratias !

* O autor é médico, mestre e doutor pela USP, professor universitário, Magister ad Honorem da Universidade de Bolonha, e Professor Visitante das Universidades de Bonn, Munique, Colônia e Berlim (Alemanha). Professor Convidado da Universidade de Paris V (Sorbonne)