O voluntário e seus benefícios

A pandemia da Covid-19 contribuiu significativamente com o número de voluntários em todo o mundo, principalmente com a procura por trabalho voluntário online. Muitos dos que buscaram e buscam o trabalho voluntário tem como a palavra de incentivo ou motivação a esta busca sendo ‘solidariedade’.

Uma ótima motivação, mas para os que ainda não descobriram esta palavra, temos outros benefícios que podem ser utilizados para justificar esta busca. Por exemplo:

1. Novos contatos – O voluntariado aumenta, na medida que tem a possibilidade de conhecer pessoas de várias culturas, interesses e lugares diferentes.

2. Experiencia profissional – Muitas empresas pedem aos postulantes a uma vaga de trabalho, experiencia profissional, mesmo para cargos iniciais e com postulantes iniciantes na jornada empregatícia. Como ter experiência? Colocando em prática o que você está estudando ou já estudou, ou ainda, adquirir habilidades importantes para o mercado de trabalho.

3 – Novas skills – O mundo globalizado, pede novos conhecimentos, pede que os colaboradores, estudantes, na verdade que todos tenham habilidades como trabalho em equipe, comunicação assertiva e não violenta, liderança, entre outras, que o trabalho voluntário pode trazer de forma natural.

4. Saúde – Biologicamente, quando ajudamos outra pessoa, liberamos endorfina que provoca sensação de prazer e bem-estar. Logo, o trabalho voluntário reduz o estresse e ajuda no combate a depressão evitando que o indivíduo se isole. Por isso hoje passa a ser fortemente indicado para cidadão seniores, como uma forma de amenizar ou atrasar a chegada da senilidade ou outros males que a idade nos traz.

5. Aqui um motivo mais superficial, o trabalho voluntário é bem-visto pelas empresas e pelas pessoas, pois, muitas vezes, expõe a pessoa a desafios, além de criar um senso de comunidade.

O bom de escrever sobre voluntariado é que não existe fim de assunto, todo dia tem algo novo para mostrar no fascinante mundo de apoio ao próximo. Lembre-se, você só não é o próximo por mero acaso.