Obras minimizam efeitos de alagamentos no Parque das Nações

As fortes chuvas que caíram em Pindamonhangaba no final da tarde do ultimo dia 10 de novembro causaram pontos de alagamento em ruas do bairro Alto do Cardoso e Parque das Nações.
Recentemente, a Secretaria de Obras da Prefeitura finalizou uma parte das intervenções na drenagem na região, que historicamente sofre com alagamentos principalmente nesta época do ano. Durante toda esta semana, representante das equipes de drenagem e topografia da Secretaria de Obras estiveram no local conversando com os moradores Eliseu, Machado e Pedro, e está sendo realizada vistoria técnica e monitoramento permanente nos pontos de visita da Sabesp para verificar o que de fato ocasionou o acúmulo de água inadequado.
Em uma primeira análise, foram encontrados lixo e entulho em algumas bocas de lobo, o que, segundo os técnicos da Prefeitura, teria grande influência na interceptação da captação de águas pluviais naquela região. Mesmo com o grande volume de chuvas e o consequente alagamento, as águas escoaram em pouco tempo.
Na manhã desta quinta-feira (12), técnicos da Secretaria de Obras iniciaram as ações de melhorias no sistema de drenagem superficial no Parque das Nações. De imediato duas ações já estão em andamento, a implantação de um sarjetão no bairro e a sondagem para identificar focos que possam gerar o acúmulo de água. Uma ação importante e que já está dando resultado é o novo direcionamento que está sendo dado para as águas que vêm do centro do Parque das Nações. Com novas bocas de lobo, a água pluvial teve seu fluxo desviado da Rua Caraguatatuba e com as chuvas dos últimos dias não houve registro de alagamento para os moradores da rua Oscar Otávio Campelo de Souza.
De acordo com a secretária de Obras, Marcela Franco, foi feita recentemente obra para a reestruturação de toda a tubulação de drenagem, que estava subdimensionada. Mesmo assim, devido ao grande volume de água, a intenção é dar continuidade à obra, contudo, sendo necessário a desapropriação de uma grande área particular. “A Prefeitura já se colocou à disposição para regularizar qualquer situação inadequada no local. Estamos conversando e ouvindo a população para darmos as melhores soluções possíveis dentro desta situação”.

  • Créditos da imagem: Divulgação