Oficina de criação poética está com inscrições abertas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis, e Oficinas Culturais apresentam, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a Oficina de Criação Poética: Muitos Outros Eus em Mim.

A oficina acontece gratuitamente, de maneira remota, pela plataforma Zoom, nos dias 15, 17, 22 e 24 de março, das 14h às 16h, e é voltada para interessados em poesia. As inscrições estão abertas, e estão com 60 vagas disponíveis, que estarão reservadas para os primeiros que se inscreverem por meio do link https://forms.gle/9L1tEvX8JUPQ6q9Q9. 

A oficina visa sensibilizar e instrumentalizar os participantes à leitura e criação poética, com foco no tema da heteronímia, isto é, os múltiplos “eus” poéticos criados por um mesmo autor ou autora. A partir de uma leitura aprofundada da obra de Fernando Pessoa, pretende-se analisar, coletiva e sensivelmente, seus diferentes heterônimos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e o próprio Fernando Pessoa.

O participante deverá ampliar seu repertório acerca do tema, aventurar-se na criação de poesias, refletir sobre as produções realizadas no grupo, transitando entre teoria e prática, considerando que o trabalho terá enfoque na multiplicidade do olhar, a oficina terá espaço para discussões no que se refere às fronteiras entre o conceito de lugar de fala e os limites da ficção, ampliando a discussão para o tema de liberdade e limite na poesia sob a perspectiva do eu-lírico