Oficina de Marcenaria do Fundo Social é exemplo de responsabilidade socioambiental

Uma grande ação do FSS (Fundo Social de Solidariedade) de Pindamonhangaba tornou-se um exemplo de responsabilidade socioambiental. Com apoio da iniciativa privada, que realiza a doação de paletes e outros materiais, a Oficina de Marcenaria ajuda dezenas de moradores da cidade com cursos que produzem entre outros materiais, lixeiras que estão sendo instaladas sem custo nas praças e espaços públicos da cidade.
“Em 2018 implantamos o projeto ‘Reinvente’ que são oficinas culturais e cursos que estão formando anualmente mais de 15 mil pessoas. Um dos cases de sucesso é a oficina de marcenaria, que reverte toda a produção para o Fundo Social, que vende a produção em feiras e exposição e reverte recursos para a manutenção do trabalho das oficinas”, explicou a presidente do Fundo Social, Cláudia Vieira Domingues.
Além do curso de marcenaria, o FSS oferece cursos de elétrica, maquiagem, jiu jitsu, ballet, culinária saudável, padaria artesanal, pilates, manicure e designer de unhas, mantenedor de microcomputadores, eletrônica, elétrica básica e inclusão digital.
“Temos muitos exemplos de pessoas que hoje sustentam suas famílias graças às técnicas e ensinamentos do curso, levantando sua autoestima e melhorando a qualidade de vida”, afirmou Cláudia.
A participação da iniciativa privada é fundamental para o sucesso do curso de marcenaria. Com o apoio de empresas, os alunos recebem doação de paletes de madeira, colas, parafusos e outros materiais que são utilizados para a produção das lixeiras.
Através de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, nos últimos dois anos mais de 500 lixeiras de madeiras foram instaladas nas praças e espaços públicos da cidade, colaborando com a limpeza urbana e preservação do meio ambiente.
Dentre as empresas que participam estão a Total Lubrificantes e Bundy Refrigeração que fazem periodicamente a doação de seus paletes
Na quinta-feira (13), a presidente do Fundo Social esteve na indústria Bundy Refrigeração do Brasil e agradeceu pela doação de paletes, que a empresa faz há dois anos, possibilitando a utilização nas oficinas de marcenaria.
Segundo o executivo da empresa, Wenceslau Carvalho, os paletes que são utilizados das embalagens que a Bundy recebe, necessitam de uma destinação correta após seu uso e destiná-los à Prefeitura foi uma alternativa muito positiva. “Para nós da Bundy é uma satisfação enorme contribuir com o município devido ao cunho social do projeto, que transmite conhecimento e ensina uma nova habilidade para a população, colaborando também com o meio ambiente.”

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Presidente do Fundo Social, Cláudia Domingues, e Wenceslau Carvalho, da Bundy Refrigeração do Brasil - Créditos da imagem: Divulgação
  • Doações de paletes contribuem para construção de lixeiras como esta - Créditos da imagem: Divulgação