Oficinas de artesanato agitam Bosque da Princesa às quartas-feiras

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

Todas as quartas-feiras de manhã, um grupo de oito mulheres se reúne na Biblioteca Pública Municipal “Vereador Rômulo Campos D’Arace”, localizada no Bosque da Princesa, e participa da atividade cultural ministrada por Cristina Ferreira. Durante noves meses, das 9 às 11 horas, essas munícipes terão a oportunidade de aprender técnicas de artesanato gratuitamente.
Recentemente, o Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba abriu inscrições para 33 oficinas gratuitas em diferentes pontos da cidade. Ao ver uma publicação numa rede social, Verúcia Ferreira Duarte logo foi à procura de informações e confirmou o cadastro para integrar o workshop. “É a primeira vez que eu faço algo assim. Já cheguei a fazer em casa, mas tem uns anos que eu parei”, mencionou.
A primeira aula da moradora do bairro Boa Vista, que trabalha como cuidadora de idosos, aconteceu nesse dia 21 de março. A programação da aprendizagem de artesanato na biblioteca do Bosque está voltada para técnicas de decoupage em vidro durante este primeiro mês de oficina e, posteriormente, terá como foco a confecção de chinelos.
Quem exerce a liderança e instrução do grupo é a artesã autodidata Cristina Ferreira de Souza, de 48 anos. Ela põe as mãos na área há cerca de 20 anos e atua como professora do ramo em escolas e ações sociais. “No meu dia a dia, eu trabalho com artesanato e dou aulas. Então, acabo fazendo todo tipo de produção artesanal, mas a que eu mais gosto mesmo é bordado”, reconheceu.

  • Participantes desenvolvem trabalhos de decoupage em vidro durante o workshop