Nossa Terra Nossa Gente : OLHOS DE PINDAMONHANGABA

É de manhã. Do alto do viaduto que liga a Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso ao centro de Pindamonhangaba avista-se a muralha azul da Serra da Mantiqueira; a leste, os primeiros raios de sol iluminando o horizonte; a oeste, a lua, com sua camisola de prata, despedindo-se do novo dia que se principia. Os bem-te-vis, as maritacas, as garças, os tucanos, a passarada toda afina seus cantos e, em bando, eles sobrevoam o Museu e o Palacete 10 de Julho, a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso e as ruas do centro da cidade, o Rio Paraíba, as estradas que conduzem aos bairros, às fazendas, aos sítios, às várzeas e aos ribeirões e, em tudo o que avistam, estão a água, o alimento e a beleza desta terra abençoada!
Essa indescritível sensação de ser pássaro nos é concedida todas as vezes em que abrimos as redes sociais na página do Facebook “Olhos de Pindamonhangaba” e somos surpreendidos por imagens inesquecíveis de nossa Princesa do Norte: árvores floridas, cachoeiras, igrejas, pontos turísticos e tantos outros retratos, clicados em diversos ângulos por fotógrafos profissionais e, sobretudo, por muitos amadores. Com os olhos maravilhados em cada post, contemplamos a natureza exuberante com que nossa terra foi agraciada, os sobrados dos barões do café, o centenário bondinho nos trilhos da estradinha de ferro, as novas edificações e o antigo casario, o Bosque da Princesa, as praças dos bairros e incontáveis paisagens que ainda não tivemos oportunidade de conhecer e apreciar.
A página criada em 2010 por Midori Fukashiro (Fórmula Cultural e Associação Amigos Serras da Mantiqueira, do Mar e do Vale do Paraíba) tem como propósito revelar as belezas de Pindamonhangaba e, acima de tudo, estimular o olhar das pessoas para reparar as pequenas e, muitas vezes, despercebidas cenas do cotidiano. Inicialmente, Midori contou com um pequeno grupo de colaboradores (Shun Fukashiro, Luciane de Sene, Marcia de Fátima Miranda, Ronaldo Capeletti, José Luiz Marcondes) que, a cada dia, foram arrebanhando seguidores, amantes e jovens talentos da fotografia: após dez anos de existência computam 24 mil membros!
Entre as milhares de fotos postadas no “Olhos de Pindamonhangaba” destacam-se as joias mais cobiçadas: a Igreja de Santa Rita do Maçaim, a sempre bela e a queridinha de muitos; o Santuário Mariano, “nossa eterna matriz, nossa capela Sistina”; a Praça Monsenhor Marcondes; a Ladeira do Bosque e o Bosque da Princesa; a Fazenda Nova Gokula; o Parque da Cidade; o Lago Azul e muitos outros encantos – admiráveis por suas belezas e pela poesia de cada olhar.
O visitante da página, sem perceber, torna-se um turista virtual e, sem sair de casa, vislumbra as montanhas do Piracuama, o rio de pedrinhas do Ribeirão Grande, contempla o pôr do sol, as chuvas e muitos outros retratos desta terra tão linda.
Antes da pandemia do COVID-19, o grupo organizava excursões fotográficas que se tornaram célebres em função do projeto social de que estavam imbuídas e que propiciaram oficinas com renomados fotógrafos e exposições dos trabalhos dos integrantes nos museus, no saguão da prefeitura e em outros locais privilegiados da cidade: Festival da Primavera, Ruínas da Cerâmica São Geraldo, Parque Trabiju, Pesqueiro Serra Azul e Estradinha de Ferro Campos do Jordão. Nestes tempos de isolamento social, os colaboradores postam fotos clicadas das janelas de suas casas e, até mesmo, no próprio quintal, presenteando-nos com imagens de amor explícito à natureza, de cuidado, de respeito à vida e, principalmente, de esperança.
Entre os colaboradores mais ativos, destacam-se Lúcio Mello Cesario, Lauro Akiyama, Gisele Cristina, Clara Ribas, Alexandre Almeida, André Luiz, Doni Santos, Maria Aparecida Bui, João Paulo Ouverney, Ricardo Estevão de Almeida, entre muitos outros fabulosos. Em 2021, o grupo organizou um concurso fotográfico para eleger as fotos do primeiro Calendário Virtual “Olhos de Pindamonhangaba”. As doze imagens selecionadas estampam, mês a mês, o perfil e as folhas do calendário e podem ser baixadas como papel de parede para celular ou computador.
Como seguidora desse admirável grupo, mais do que curtir e comentar as postagens, compartilho a nossa gratidão a Midori Fukashiro e a cada um dos membros do “Olhos de Pindamonhangaba”. Fotografar é uma arte, aprimorada a cada dia, como cada um de vocês nos tem revelado em cada foto publicada. São imagens poéticas que nos fazem lembrar os versos de um dos mais célebres poetas brasileiros: “A praça, a praça é do povo! Como o céu é do condor!” Assim como Castro Alves, eu digo a cada colaborador da página “Olhos de Pindamonhangaba”: “Olhos de Pindamonhangaba” é de nossa terra, de nossa gente! Como esta cidade princesa é dos olhos apaixonados de cada um de nós!

  • Créditos da imagem: Arquivo Pessoal