Onda de calor exige cuidados dos motoristas

Hidratação, protetor solar e manutenção do veículo são algumas das dicas para o clima quente

A forte onda de calor que atinge o Estado de São Paulo também pode afetar motoristas e o trânsito. Desta forma, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para os cuidados ao dirigir nessas condições.
A primeira dica é, se possível, não dirigir nos horários em que a incidência solar está mais intensa, ou seja, das 11 às 17 horas. De acordo com a Defesa Civil estadual, o ideal, para todos os casos, é permanecer em locais protegidos dos raios solares.
Se não tiver como escapar do trânsito nesse período, tome algumas precauções, como se hidratar com água, usar protetor solar e óculos escuros. Ainda segundo a Defesa Civil, tente umidificar o ambiente e use soro fisiológico nos olhos e narinas.
Uma recomendação geral é que o motorista não dirija se estiver cansado ou então logo após ingerir alimentos pesados ou gordurosos. Esses alimentos podem causar sonolência ou até mesmo provocar algum tipo de mal-estar.

Veículo
O veículo deve estar sempre em boas condições de uso. Verificar o nível de água ou líquido arrefecedor no radiador é fundamental para os dias de calor intenso. O mau uso ou falta de refrigeração pode fundir o motor. Fique atento aos alertas no painel do veículo.
A pressão dos pneus também é algo que precisa ser checada, assim como o nível de combustível. O uso do ar-condicionado aumenta o consumo, o que pode levar a uma pane seca e outros problemas.
Como nos dias de calor costuma aumentar a incidência de pancadas de chuva, o limpador de para-brisa deve estar funcionando bem e com as palhetas em dia. E sempre mantenha distância segura do veículo à frente por causa do risco de pista escorregadia.
Se a chuva estiver muito forte, a ponto de prejudicar a visibilidade do motorista, é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir. O uso do farol baixo é obrigatório nas rodovias e ajuda na visibilidade do condutor.
Fique igualmente atento a queimadas ao longo das vias. Se passar por algum foco de incêndio e fumaça, reduza a velocidade e tente acionar o Corpo de Bombeiros da região. Além disso, não jogue lixo ou pontas de cigarro pela janela do veículo.
De acordo com boletim da Defesa Civil estadual, as temperaturas nesta quarta (11) devem alcançar os 35ºC. Já nas regiões de Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Barretos, as temperaturas podem chegar até a 38ºC.