Editorial : Oportunidade, aprendizado e solidariedade

Não é de hoje que os cursos do projeto ‘Reinvente’ – do Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba – vêm inovando em suas aulas, resultando em trabalhos incríveis.

Já falamos aqui sobre o curso de culinária, o de barbearia e sobre os cursos de estética, que vêm crescendo tanto na oferta quanto na procura.

Agora, o que já era um destaque conseguiu se superar: o Curso de Marcenaria – responsável pro produzir uma variedade de peças com materiais reaproveitados, como os pallets – está produzindo ‘casinhas’ de madeira para abrigar animais neste período de inverno.

São dezenas de casas, confeccionadas pelos alunos do curso, sob orientação do instrutor, o professor César Fonseca – que foram doadas ao Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais).

Relembramos que já foram instaladas em Pindamonhangaba centenas de lixeiras de madeiras, produzidas artesanalmente através da Oficina de Marcenaria; oficinas que recebem doação de pallets de empresas do município.

Essas oficinas acontecem há cerca de quatro anos e os alunos recebem, além do aprendizado, o material e as técnicas para produção das lixeiras (utilizadas em espaços públicos), das casinhas, entre outras peças.

E o mais bacana em tudo isso é que muitos alunos acabam encontrando uma forma de melhorar o orçamento de suas famílias comercializando suas produções.