Organização define finalistas do concurso “Rainha do Tropeiro Vale do Paraíba”

Haverá premiações, faixas, flores e troféus para as três primeiras colocadas

De trajes country, 15 lindas mulheres se apresentaram à organização do “ll Concurso Rainha do Tropeiro Vale do Paraíba”, na tarde do último domingo (6), no Teatro Galpão em Pindamonhangaba.
Num misto de alegria e de ansiedade, elas desfilaram para os organizadores, para dois jurados presentes à seletiva, e para alguns familiares – que já estavam na torcida por suas favoritas.
Mais do que uma competição, o “Concurso Rainha do Tropeiro Vale do Paraíba” resgata a cultura ‘tropeira’ tão nata à região, valorizando a autoestima das mulheres e contribuindo para o festival que une culinária típica, música, costumes e tradição de um povo.
“Resgatar essa festa é de extrema importância para os profissionais da área da gastronomia e do setor rural; até por conta da própria cidade e da região em si. É maravilhoso que o Vale do Paraíba possa conhecer o talento dos que trabalham nesse ramo. Ter pessoas, profissionais e empresas da área gastronômica, do segmento ‘Tropeiro’ de diversas cidades do Vale juntos em uma festa como essa, com certeza é a população de Pindamonhangaba que sai ganhando”, destacou Allan Fernandes, um dos organizadores do evento.

O concurso

As inscrições, gratuitas e abertas para todo o Vale, aconteceram entre os dias 16 e 4 de maio, no Departamento de Turismo da Prefeitura. Das 15 inscritas, 13 são de Pindamonhangaba; uma é de Taubaté e uma de Guaratinguetá.
Haveria uma eliminatória, caso o número de inscritas fosse muito superior a 10, porém, como só compareceram à seletiva 15 candidatas, a organização optou por deixar todas participarem do concurso. “Reunimos-nos com a parte técnica do concurso e optamos por deixar todas que vieram ao Teatro participar. São todas lindas e estão entusiasmadas com o concurso. Os jurados é que terão um desafio enorme pela frente. Deixamos para que eles decidam”, brincou Allan.
“Eu fiquei impressionada com a beleza dessas meninas. Não só Pindamonhangaba mas toda a região está de parabéns”, disse a diretora de Turismo da prefeitura, Ana Lúcia Gomes Araújo, que reforçou o convite à população: “Participe deste evento que é um resgate à cultura tropeira da nossa cidade e do nosso Vale do Paraíba”.
O concurso será realizado no primeiro dia do “II Festival Tropeiro do Vale do Paraíba”, que ocorrerá no Parque da Cidade, às 19 horas, no dia 18 de maio.

A festa

A segunda edição do “Festival do Tropeiro” é uma organização da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Departamento de Turismo e acontecerá de 18 a 20 de maio, no Parque da Cidade.
O evento terá entrada gratuita, e participação de comitivas de toda a região. Haverá uma extensa programação gastronômica, cultural e esportiva, além de shows. Entre elas: missa sertaneja, prova dos 3 tambores, minifazenda, feira da barganha e leilão de traias, cavalgada, moda de viola, museu tropeiro e artesanato.

“Ter a oportunidade de trabalhar com a organização de um evento junto à prefeitura, valorizando a autoestima das mulheres em um concurso como a ‘Rainha dos Tropeiros’, é gratificante. Eu e o Eli Estevam ficamos muito felizes com a confiança depositada em nós e a credibilidade da nossa equipe. Tenham certeza que trabalhamos com toda seriedade possível, não só pela prefeitura, mas também pelo respeito aos parceiros, às meninas e às suas famílias que se envolvem nesses eventos”.

ALLAN FERNANDES

 

As finalistas são: Natália Lima, Dayane Farias, Josimara Derrico, Larissa Alessandra, Marceli Geraldo, Julia da Silva, Rafaela Fernanda, Thaynara Cristina, Vitória Beatriz, Carla de Melo, Ellen de Paula, Fernanda Batista, Crislaine Carneiro, Luiza Jenifer e Mônica Aparecida.

  • As candidatas têm entre 18 e 30 anos, e residem em Pinda, Taubaté e Guaratinguetá
  • Allan Fernandes, um dos organizadores do evento.