ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO USUÁRIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – PINDAMONHANGABA

1. Ficam suspensas todas as atividades coletivas no âmbito da Secretaria de Saúde, realizadas em unidades de saúde ou em espaços públicos, por tempo indeterminado:

Grupos para Populações Especificas: hipertensos, diabéticos, gestantes, etc.
Grupos educativos ou de orientação: nutrição, fisioterapia, dor crônica, etc.
Atividades em Grupo de Praticas Integrativas e Complementares (no CPIC e em outros locais públicos).

2. Quanto aos atendimentos ambulatoriais agendados, orienta-se que:

Não compareçam aos atendimentos ambulatoriais (consultas de rotina e consultas de especialidades) os pacientes SINTOMÁTICOS para gripe. Os pacientes serão dispensados do atendimento e orientados quanto as medidas de precaução.
Comparecer ao atendimento no horário agendado, sem a necessidade de chegar antes para o atendimento. Tal medida visa evitar aglomerações.
Os idosos devem evitar comparecer as unidades de saúde, somente em casos de urgência e sintomáticos (sendo os sintomas principais febre e falta de ar). A equipe de triagem de cada unidade providenciará renovação de receitas para os pacientes que não necessitarem de atendimento. As receitas poderão ser retiradas por familiares, evitando a necessidade de comparecimento dos idosos e demais populações de risco, sendo que os casos serão tratados diretamente nas unidades.

3. Quanto à validade das receitas médicas:

As receitas de uso continuo de validade habitual de 6 meses, do componente básico municipal terão sua validade estendida por 9 meses automaticamente.
As receitas de medicamentos controlados já emitidas e retiradas terão sua validade prorrogada até junho de 2020 através da apresentação da segunda via. As receitas novas serão emitidas para retirada em período prolongado.

4. Vacinação:

As vacinas serão realizadas fora das unidades de saúde, tanto as de gripe, cuja campanha inicia dia 23/03/2020, quanto às do calendário nacional – rotina. Serão utilizados espaços públicos abertos que estejam sem utilização, evitando aglomeração. Os locais que contarão com vacinação serão divulgados em breve.

  • Créditos da imagem: Divulgação