Editorial : Os artistas e a crise provocada pela pandemia

Os trabalhadores com atuação no setor cultural nos últimos dois anos, que não tenham vínculo formal de emprego e que não tenham recebido o auxílio emergencial federal ou outros benefícios previdenciários ou assistenciais, podem pleitear recursos emergenciais da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

O repasse desses recursos foi aprovado pelo Congresso Nacional, sancionado pelo Governo Federal, e denomina-se: Lei Aldir Blanc – compositor que faleceu em maio de 2020, aos 73 anos, vítima da Covid-19. Referência na Música Popular Brasileira, Blanc teve algumas de suas composições imortalizadas na voz de Elis Regina como “O Bêbado e a equilibrista”.

O projeto pretende ajudar profissionais e organizações culturais que tiveram prejuízos e perda de renda em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. A Lei prevê repasse a estados e municípios que irão aplicá-lo em renda emergencial para profissionais de arte e cultura e também para gestão de espaços culturais.

Em Pindamonhangaba, a secretaria de Cultura e Turismo está auxiliando na divulgação de informações a respeito do cadastro de mapeamento dos artistas e espaços culturais do município, visando agilizar o acesso a esses recursos.
A iniciativa é de extrema importância, primeiro porque busca amparar uma classe que tanto trabalha e que, infelizmente, é pouco lembrada quando se fala de incentivos financeiros; depois porque faz homenagem a um artista que tanto contribuiu para a música brasileira!