Editorial : Os desafios da causa animal

Nesta edição trazemos diversas boas notícias, mas queremos destacar esta – que está bem aqui do lado, nesta página: Cepatas realiza mais uma edição do “Sábado no Cepatas”.

Que notícia bacana! Quanta luta e quantos desafios para se chegar até uma ação como esta!

Não só do poder público ou privado, mas o trabalho incansável de ONGs (Organizações Não Governamentais); instituições e pessoas civis que levam uma vida inteira se dedicando a causas animais.

Entenda-se por causa animal: toda “defesa, acolhimento e tratamento de cães, gatos ou qualquer outro animal em situação de rua, de abandono ou de risco, com o objetivo de adotá-lo ou de promover a sua adoção” e não quem apenas posta fotos lindas de um animal nas redes sociais, por exemplo.

Veja que não estamos dizendo que há algum problema em quem apenas posta fotos (ou quem não curte postar, ou ainda quem nem gosta de animais) a proposta deste editorial não é levantar discussões sobre certo ou errado, modismo ou oportunismos; nosso objetivo é prioritariamente ressaltar o trabalho desafiador de todos os envolvidos nesta causa que é defender, apoiar, cuidar, proteger, acolher e tantas outras atitudes cidadãs de quem realmente é disposto a pagar o preço dessa luta.

O “Sábado no Cepatas”, por exemplo, é uma oportunidade para as pessoas – que gostam de animais – visitarem o espaço e conhecerem o centro criado especialmente para cães e gatos abandonados. Ressaltando também que todo animal abrigado neste espaço já está vacinado, vermifugado, castrado e microchipado (o que facilita a identificação e o resgate, caso o animal fuja ou se perca).

Ainda há muito trabalho pela frente. Não apenas em Pindamonhangaba, mas no País inteiro; mas o que podemos dizer é que sim, os primeiros passos já foram dados, e que venham muitas conquistas para uma causa tão nobre como esta!