Os governantes da lendária e histórica ‘Princesa de Zaluar’

Com a instituição das prefeituras em 1930 no início da Era Vargas, em Pindamonhangaba o primeiro prédio a sediar uma prefeitura foi o antigo palacete da rua Deputado Claro Cesar (via assim denominada a partir da Lei Municipal de 8 de julho de 1925). O antigo solar do Barão do Itapeva, Inácio Bicudo de Siqueira Salgado, com a morte do barão (em 1894) ainda foi residência da família até o falecimento da Baronesa, dona Eugênia Bicudo de Siqueira Salgado em 1925.
Em 1929 foi ocupado pela administração municipal, Intendência e Câmara, mas somente em 1934 foi adquirido pelos Poderes Municipais. Esse prédio sediou a Câmara Municipal até 1984 e a Prefeitura até 2007.
Fechamento e reabertura das câmaras

Em 10 de novembro de 1937 o presidente Getúlio Vargas inaugura, com um golpe político, um dos períodos mais autoritários da história do país, o conhecido Estado Novo. Com uma nova constituição, a de 1937, Getúlio suspende todos os direitos políticos, abolindo os partidos e as organizações civis. O congresso, as assembléias legislativas e as câmaras municipais são fechadas.
Em 29 de outubro de 1945 Getúlio é deposto e a abertura democrática leva ao poder o general Eurico Gaspar Dutra, eleito pelo voto popular. É então promulgada a Constituição de 1946, consagrando as liberdades expressas na Constituição de 1934, que haviam sido retiradas em 1937. Com isso, o Poder Legislativo volta à vida, sendo realizadas eleições municipais no dia 28 de setembro de 1947. (Fontes: texto “Estado Novo”, Wikipédia, e histórico da Câmara Municipal)
Em Pindamonhangaba integraram a legislatura 1948/1951, a primeira após a volta do Legislativo, os seguintes vereadores: Dr. Francisco Romano de Oliveira, Anibal Leite de Abreu, Armando Muassab, Agostinho San Martin Filho, Antonio Balbo, Arlindo Paim, Armando Goffi, Dr. Francisco Lessa Junior, Guilherme Toledo Schmidt, José Carlos Ribeiro, José Francisco Machado, Manuel Canuto Vieira e Dr. Otávio Oscar Campelo de Souza. Os presidentes de mesas foram: 1948 – Dr. Francisco Romano de Oliveira; 1949 – Dr. Otávio Oscar Campelo de Sousa; 1950 – Dr. Francisco Romano de Oliveira; 1951 – outra vez o dr. Francisco Romano.
O primeiro prefeito após o fim do período ditatorial foi o professor Manoel Cesar Ribeiro. A denominação Palacete 10 de julho foi criada em seu governo, conforme Lei Municipal de 11 de julho de 1948.

  • Dr. Francisco Romano (à esquerda) e professor Manoel Ribeiro, respectivamente, o primeiro presidente da câmara e o primeiro prefeito após o período ditatorial de Getúlio Vargas
  • Dr. Francisco Romano (à esquerda) e professor Manoel Ribeiro, respectivamente, o primeiro presidente da câmara e o primeiro prefeito após o período ditatorial de Getúlio Vargas