Editorial : Ótimas notícias!

Duas boas notícias: inauguração de um novo empreendimento em uma indústria de Pindamonhangaba e a proposta de geração de 100 novos empregos diretos no município. O anúncio foi oficializado nessa terça-feira (28), durante inauguração da Gerdau Summit na usina de Pindamonhangaba.
A “joint venture” – união de duas ou mais empresas (já existentes), buscando realizar uma atividade econômica comum – se deu com os grupos japoneses Sumitomo Corporation e Japan Steel Works (JSW). O objetivo do novo empreendimento é, principalmente, o fornecimento de peças para a geração de energia eólica. Aí vem a terceira boa notícia, já que a produção abastecerá a construção de novos parques eólicos, que fornecem energia limpa.
De acordo com a direção da empresa, até 2020, serão investidos R$ 280 milhões para a aquisição de máquinas e de equipamentos da operação. A empresa terá capacidade de 50 mil toneladas por ano, par atender o setor de energia eólica e as indústrias de açúcar e álcool, óleo e gás, e também o segmento de mineração. A expectativa é que, nos próximos três anos, a produção de peças forjadas para o setor eólico cresça cerca de 70%.
Para especialistas, a indústria eólica é fundamental para mudança da matriz energética, e a Pindamonhangaba está participando desta mudança.