‘Outubro Rosa’ começa dia 15

O mês de outubro é marcado pelo movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa – nome que remete à cor do símbolo da luta contra o câncer de mama, que é um laço rosa. Pindamonhangaba participa todos os anos da campanha de prevenção e conscientização do câncer de mama, com uma programação especial para as mulheres.
Neste ano, a abertura do evento acontecerá no sábado (15) e domingo (16), no Shopping Pátio Pinda, das 12 às 21 horas. Haverá orientações para o auto-exame e sobre fatores de risco, aferição de pressão e glicemia, e posto de recebimento de mexas de cabelos, que serão enviados a ONG Amigas do Peito, que confecciona perucas para as mulheres vítimas do câncer.
Na terça-feira (18), às 9h e às 20h40 acontecerá na Funivic uma conscientização sobre a doença. Na quarta-feira (19), às 14 horas, as mulheres poderão assistir a uma palestra na Casa da Amizade.
A tradicional Caminhada Rosa acontece no sábado do dia 22, com concentração na praça Monsenhor Marcondes (Praça da Cascata), às 9 horas. O encerramento do evento será na quarta-feira do dia 26, às 14 horas, no CEU das Artes, localizado no Vale das Acácias.
O centro comunitário do Mombaça também contará com programação do Outubro Rosa. Lá, as mulheres vão receber vários serviços na área da beleza e uma palestra sobre prevenção, a partir das 14 horas.
Além dessa programação, durante todo o mês de outubro, em todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família, estarão com solicitação de mamografia de rastreamento para todas as mulheres acima de 40 anos, seguindo o protocolo do município. Cada unidade estará com uma programação própria, voltada para a mulher, durante todo o mês. As pacientes poderão esclarecer suas dúvidas e obter mais informações nas unidades mais próximas de sua casa, com a enfermeira da unidade.
O Outubro Rosa em Pindamonhangaba é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Fundação Universitária Vida Cristã (Funvic) e Shopping Pátio Pinda.