“Outubro Rosa” começa neste sábado em Pindamonhangaba

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, dá abertura às atividades do “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer nas mulheres, neste sábado (6). As ações acontecerão todos os sábados de outubro, na praça Monsenhor Marcondes.
Neste sábado, as mulheres que passarem pelo centro de Pindamonhangaba receberão aferição de pressão, orientação nutricional e constatação do IMC (índice de massa corpórea); além da orientação do câncer de mama. Em casos em que for necessário, haverá o encaminhamento pela Secretaria de Saúde para fazer os devidos exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em que pode haver atendimento em outra cidade. Porém, a prefeitura oferece o transporte da saúde para o deslocamento.
Além das atividades na praça, a Secretaria de Saúde promoverá rodas de conversas para a conscientização e prevenção contra o câncer nas unidades de saúde da cidade. Nos PSFs (Programa Saúde da Família) o exame preventivo está sendo colhido em horário estendido.
Na segunda-feira (22), chegará a carreta da mamografia que atenderá gratuitamente mulheres no estacionamento da prefeitura. No Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) haverá diversas atividades voltadas para o “Outubro Rosa” no dia 18, entre elas: palestras para conscientização, ioga, dança circular e massagens.
O “Outubro Rosa” surgiu na década de 1990 tendo como objetivo estimular a população no controle de câncer de mama. Celebrada anualmente, tem como intuito compartilhar informações sobre o câncer de mama, além de promover a conscientização da doença, viabilizar o acesso aos meios de diagnóstico e de tratamento, fazendo com que haja a diminuição da mortalidade.
A realização da campanha em Pindamonhangaba é uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura, o Fundo Social de Solidariedade e o Conselho da Mulher.

Caminhada Outubro Rosa

Em 2018, além das atividades de prevenção e conscientização contra o câncer de mama, Pindamonhangaba terá também a “10a Caminhada Outubro Rosa”. O evento acontece em um sábado, dia 20, na Praça Monsenhor Marcondes, a partir das 9 horas, e tem como um dos principais objetivos estimular a conscientização do câncer de mama e a atividade física.

  • Mês “rosado” se atenta à qualidade de vida e à saúde das mulheres