Editorial : Outubro Rosa… de novo!

Sim, vamos falar de Outubro Rosa de novo! Durante todo o mês, estamos divulgando diversas ações, dos setores público e privado, alusivos à Campanha Outubro Rosa, que visam conscientizar as mulheres a cerca da prevenção do câncer de mama pelo autoexame.

Na semana passada, mostramos um lindo ensaio fotográfico feito com objetivo de resgatar a autoestima de mulheres pacientes do câncer.

Na edição de hoje, a Editoria Inspire-se conta a história de Flaviane, que em meio ao tratamento de um câncer avassalador, realizou seu grande sonho de entrar na igreja vestida de branco para se casar com o amor da sua vida.

São fatos da nossa cidade, inspiradores! Mas, infelizmente, Flaviane e seu marido Marcos são a exceção. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, 70% dos homens abandonam suas companheiras após o diagnóstico da doença. O medo da rejeição (40%) e a conseqüente depressão (30%) entre as mulheres são barreiras que retardam o avanço do tratamento. É cruel, mas é real.

Durante a doença, uma rede de apoio, com familiares e amigos é fundamental para que a paciente vença a doença. A taxa de cura tem aumentado no Brasil em função da descoberta precoce motivada por ações como o Outubro Rosa.

O que ainda precisa mudar é o preconceito, a discriminação e a falta de informação que afasta os homens das companheiras, num momento de fragilidade em que a presença e o apoio são insubstituíveis.

Que a história que contamos hoje possa abrir mentes e corações e inspirar outras pessoas a perceber que afeto, fé e perseverança são armas essenciais na luta contra o câncer.