“Outubro Rosa” encerra em Pinda com palestras

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
As atividades do “Outubro Rosa”, da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, se encerraram na última semana. Moreira César recebeu mais uma edição da “Caminhada Rosa” e o auditório da faculdade Anhanguera foi sede de palestras.
Na terça-feira (30), Moreira César recebeu mais uma vez a “Caminhada Rosa”, que saiu do Recinto São Vito e percorreu as ruas do distrito, pela conscientização contra o câncer de mama. Houve, também, a apresentação musical do grupo Jataí. De acordo com a organização, cerca de 50 pessoas participaram desta caminhada.
Já na quarta-feira (31), encerrando o mês de outubro, a Secretaria de Saúde promoveu a última ação do “Outubro Rosa” neste ano. O auditório da faculdade Anhanguera sediou palestras sobre a prevenção do câncer nas mulheres, com a presença do prefeito Isael Domingues e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Domingues. Além dos representantes da Prefeitura, estiveram também o Conselho da Mulher e da ONG Casa Gesto. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, em Pindamonhangaba, no “Outubro Rosa”, cerca de 1.250 pessoas foram atendidas nas campanhas de rua.
“O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher participou de mais de 15 eventos em diversos pontos de Pindamonhangaba, levando informação e participando de eventos feitos já pela própria comunidade. Vejo que Pindamonhangaba está bem consciente da necessidade do autoexame, da mamografia e do ultrassom, fazendo pontes para a consciência da necessidade do Papanicolau – exame de colo de útero – que infelizmente ainda é esquecido”, destaca a presidente do Conselho da Mulher, Viviane Ferreira.
A Prefeitura informa que a “Carreta da Mamografia Mulheres de Peito”, que está em Pindamonhangaba pela parceria com o Governo do Estado, apresentou novos problemas, na tarde desta segunda-feira (5) e, portanto, não realizará atendimentos nesta terça-feira, dia 6 de novembro.
Os técnicos de manutenção já foram acionados e realizarão a avaliação e ou conserto na manhã desta terça, quando terá um parecer sobre o funcionamento da carreta na cidade. Desta forma, no momento, não existe uma previsão para que os atendimentos retornem.
Assim que houver novas informações, a Prefeitura comunicará a imprensa e à população.

  • Auditório da faculdade Anhanguera foi sede de debate sobre saúde feminina