Editorial : “Outubro Rosa”: informação e prevenção

Outubro começou e com ele a campanha “Outubro Rosa” – movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
Esta campanha surgiu na década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. No Brasil, a comemoração foi instituída mais recentemente, através da Lei nº 13.733/2018.
Todo ano, a data é celebrada buscando compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Para reforçar a importância dessa conscientização, o shopping de Pindamonhangaba e o Gapc (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer) promoverão uma série de ações durante todo o mês de outubro.
Entre as atividades está a exposição “Mais do que palavras” – localizada no centro de compras –; que ficará até o fim deste mês.
A mostra valoriza a superação de mulheres que venceram o câncer de mama e incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce. As histórias das pacientes são transmitidas por seus relatos e por seus gestos, olhares e sorrisos que transcrevem, mais do que palavras, a vontade e a felicidade de viver.
Os visitantes poderão apreciar a Mostra e também realizar a doação de fraldas geriátricas ao Gapc. A exposição e caixa para doação seguem no shopping até o fim de outubro.
Ainda no estabelecimento haverá também a ação “Doe e ganhe uma máscara”, no estande do Gapc. A iniciativa prevê a ‘adoção solidária’ de uma paciente por meio da contribuição de uma cota que será revertida para a compra de braçadeiras – acessório que auxilia na recuperação de mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama. Além de fazer o bem, quem participar da ação também ganhará uma máscara rosa.
Estes são alguns dos exemplos de atividades desenvolvidas neste mês de conscientização. Se puder, participe, colabore, doe, faça parte!