“Outubro Rosa” promove diversas atividades na cidade

Colaborou com o
texto: Bruna Silva

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba promoveu, ao longo deste mês, diversas atividades em comemoração ao “Outubro Rosa”. Os dias foram marcados por ações de prevenção e de conscientização contra o câncer de mama.
Na última semana, os PSF (Programa Saúde da Família) dos bairros Maricá, Feital e Cidade Nova receberam momento de roda de conversa sobre a prevenção do câncer, além de fornecer informações para prevenir o câncer.
No sábado (27), as mulheres que passaram pela praça Monsenhor Marcondes, puderam aferir a pressão, receberam orientação nutricional e constatação do IMC (índice de massa corpórea), e orientação. Em casos necessários, houve o encaminhamento pela Secretaria de Saúde para fazer os exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde); e se houver atendimento em outra cidade, a prefeitura oferecerá o transporte da saúde para o deslocamento.
No domingo (28), foi dia de correr contra o câncer de mama, pelo “Treinão Rosa”, no Parque da Cidade, que contou também com a presença do Gapc, Semelp – Secretaria de Esportes, Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Conselho da Mulher, Laboratório Oswaldo Cruz e o Colégio Tableau, entre outros apoiadores.
Até o dia 10 de novembro, a “Carreta da Mamografia” estará atendendo as mulheres da cidade com exames gratuitos de mamografia – ação realizada em parceria com o Governo do Estado.

  • Postos de saúde dos bairros, como o Cidade Nova, também estão realizando ações