“Outubro Rosa” também alerta para câncer de mama em pets

Colaborou com o texto:
Víctor Belmonte
O câncer de mama é muito comum, sendo o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Apesar de mais incomum, homens também podem sofrer com o câncer de mama. Essas informações a maioria das pessoas já sabe, o que muitas acabam não sabendo é que o câncer de mama também é frequente em cães e gatos.
Assim como existe o “Outubro Rosa”, uma campanha de prevenção ao câncer de mama nas mulheres, há o movimento “Outubro Rosa Pet”, campanha que além de promover a prevenção do câncer nos animais, tem o objetivo de mostrar a todos que a doença ocorre também em pets.
Assim como nos humanos, o câncer de mama é muito mais frequente em fêmeas do que em machos. Outra semelhança com o câncer em humanos é que é mais comum que venha a ser detectado após certa idade. Nos animais, o perigo vem principalmente na fase idosa, entre 7 e 12 anos.
Esse é um tumor muito comum entre os gatos e cachorros, o número de animais contaminados é maior do que em humanos. Cerca de 30% dos gatos são atingidos, enquanto 45% de cachorros têm o câncer.
Cães e gatos de raça pura estão mais propícios a serem afetados pelo câncer, isso porque a miscigenação faz com que os animais fiquem mais resistentes. Os animais que são castrados têm menos riscos. Um animal que for castrado pode ter o risco de câncer diminuído para 0,5%.
É importante ressaltar que o câncer de mama em animais não é tão grave em relação ao mesmo câncer nos humanos. A grande maioria dos tumores mamários são benignos, assim não afetando negativamente a vida dos cães.

Prevenção
O primeiro exame pode ser feito sem a ajuda de um profissional. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o dono do cachorro deve colocar o seu animal de estimação de barriga para cima e analisar todas as suas mamas, procurando por nódulos e aumento nos volumes das mamas.
Se o dono perceber alguma alteração nas mamas dos pets, deve levá-los a um veterinário, para fazer exames mais aprofundados.
Tratamento
Após o veterinário detectar o câncer, o animal é encaminhado para procedimentos cirúrgicos.
A cirurgia é para retirar o tumor das mamas. Em caso de tumor benigno apenas a cirurgia é suficiente para o tratamento. Se o tumor for maligno, além da cirurgia é necessário que o animal faça quimioterapia e cuidado com a reincidência que o cão, ou gato, pode ter. Nesse caso, ainda é necessário que haja tratamento com medicamentos específicos.